Em reunião on-line, membros também conversaram sobre organização de Workshop
23 de junho de 2023
A “Aplicação de Elementos Terras-Raras em Estudos de Águas Subterrâneas” foi tema de palestra na 80ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS), realizada nesta sexta-feira, dia 23 de junho, por meio de videoconferência. A palestrante foi a professora Ana Elisa Silva de Abreu, do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
“Ana Elisa desenvolve uma linha de pesquisa nova, superinteressante. A convidamos aqui para ela poder compartilhar conosco a sua experiência”, ressaltou a coordenadora da CT-AS, Sibele Ezaki (IPA). Em sua apresentação, Ana Elisa procurou explicar toda a infraestrutura existente na Unicamp, e ressaltou que as pesquisas são desenvolvidas em conjunto com as professoras Sueli Yoshinaga Pereira e Jacinta Enzweiler.
Terras raras são elementos químicos que ganharam muita importância durante a revolução tecnológica das últimas décadas, com sua introdução em novos materiais para produzir componentes essenciais de itens diversos como celulares, televisores ou painéis solares. Esses elementos ocorrem naturalmente em rochas, solos e águas, em quantidades variáveis, mas quase sempre da ordem de partes por milhão (rochas e solos) e por trilhão (águas). Devido ao seu uso crescente, os elementos terras raras também têm sido adicionados ao ambiente como resultado de atividades antrópicas (humanas).
Uma das pesquisas desenvolvidas por Ana Elisa e colegas da Unicamp ocorreu em Analândia (SP). Os elementos terras raras (ETR) são considerados contaminantes emergentes e o estabelecimento de valores naturais permite a identificação e regulamentação da poluição antrópica. A pesquisa, que nasceu com o Projeto Nascentes Analândia, visou estabelecer a distribuição dos ETR em rochas e solos, águas subterrâneas (coletadas em nascentes) e águas superficiais na região de montante da Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí. Outras pesquisas também foram realizadas na região da Unicamp; no Rio Atibaia, entre Paulínia e Campinas; e no Rio Jaguari na região da Bragança Paulista, além de poços tubulares profundos nas Bacias PCJ.
Outro assunto debatido pelo grupo foi a organização do VII Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ, exposto por Deborah Lunardi e Julia Noale. O evento será promovido pela CT-AS entre os dias 18 e 19 de outubro de 2023, no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro. O tema será “Sustentabilidade Hídrica nas Bacias PCJ: Qual a real importância das Águas Subterrâneas?”. A programação contará com palestras e minicursos de especialistas na área. No dia 3 de julho, representantes da CT-AS se reunirão com a Secretaria Executiva dos Comitês PCJ para acertar detalhes do evento.