| ÚLTIMAS

CT-RN dos Comitês PCJ discute ações para preservação e conservação dos recursos naturais

Durante reunião foram apresentados resultados de workshops sobre  preservação do solo e resiliência às mudanças climáticas

26 de abril de 2023

Realizada na manhã de quarta-feira, 26 de abril de 2023, a 112ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN), abordou temas relevantes para a segurança hídrica da região, como a preservação do solo, a regularização do ciclo hídrico e a resiliência às mudanças climáticas. Durante o evento, foram apresentados os resultados do Workshop Comitês de Bacias e Resiliência às Mudanças Climáticas da Reunião Anterior, que geraram discussões sobre suas aplicações para o Plano de Trabalho da UGP Regional Cantareira.

João José Demarchi, coordenador da CT-RN, destacou a importância da preservação do solo para o ciclo hídrico. Ele destacou a atualização do Plano de Bacias, que anteriormente não contemplava alguns pontos relacionados ao meio rural, o que foi incluso na versão final do documento. Ele ressaltou que as ações de controle de erosões e tráfego nas estradas foram incorporadas no documento final graças aos pleitos das Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ. Ele ainda afirmou que os produtores rurais são reguladores do ciclo hídrico e têm a obrigação de trabalhar seus solos de forma efetiva, já que isso pode gerar ganhos a prazos mais curtos do que as florestas.

A CT-RN também apresentou vídeos e comentários sobre Conservação de Solos e Regularização do Ciclo Hídrico – Caso de Holambra/SP, com Petrus Weel – Cooperativa de Holambra, evidenciando a importância de ações integradas para aumentar a resiliência e minimizar os impactos das mudanças climáticas na segurança hídrica da região. Entre as possíveis ações destacadas para isso, informou Demarchi, estão a compatibilização das ações realizadas no território, a integração de projetos, o treinamento de municípios por outros municípios/institutos, a articulação de ações para melhorar resultados e a integração entre planos e programas municipais e estaduais.

Os membros dos comitês de bacias foram incentivados a dialogar com a sociedade e acionar os órgãos públicos, sociedade civil e setor produtivo para mobilizar atores públicos e privados e articular as questões interdisciplinares para mitigar os impactos das mudanças climáticas. A CT-RN mostrou-se novamente comprometida com o objetivo de garantir a segurança hídrica da região, por meio de ações integradas e sustentáveis.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support