Assunto foi tratado durante a primeira reunião do ano da CT-EA
07 de fevereiro de 2023
Foi realizada na manhã de terça-feira, 07 de fevereiro de 2023, a primeira reunião ordinária do ano da CT-EA (Câmara Técnica de Educação Ambiental). A atividade ocorreu por meio de vídeo-conferência e teve como um dos temas debatidos os encaminhamentos do projeto PCJ Virtual.
Ainda no início dos trabalhos, Danilo Resende, encarregado do setor de Educação Ambiental do DAE/Jundiaí, SP, fez a apresentação do município de Jundiaí, tido como anfitrião do encontro. Ele tratou do complexo educacional e ambiental do município que envolve o Jardim Botânico municipal, o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças, estes dois últimos sob a responsabilidade do DAE/Jundiaí.
Na sequência Andréa Borges apresentou as Demandas da CT-EA para 2023 como as datas de próximas reuniões dos GTs, entre outros. “Temos o GT-Educomunicação que precisamos renovar as discussões para tratar da organização, afinal, precisamos ir até esses jovens para chamá-los para participar dos Comitês. Também temos o GT-Política, onde precisamos unir esforços e trabalhar em cima dos resultados obtidos nas oficinas do ano passado, começando a analisar as propostas de revisão da política”, disse. Ficou estabelecido que 06/03, às 14h, para tratar do tema.
Como item seguinte da pauta, Everton Quiararia, assessor de comunicação da Agência PCJ, falou sobre as atualizações e o calendário do projeto PCJ Virtual, iniciativa elaborada entre 2018 e 2019, de caráter itinerante e que leva a mensagem de educação e educomunicação com base na tecnologia, por meio de óculos de realidade virtual. “Não é tão fácil deslocar as crianças para os locais de preservação, mas por meio do PCJ Virtual conseguimos fazer isso, ensinando e educando por meio desta ação. Firmo aqui o nosso compromisso e a disponibilidade de levar o projeto a outros pontos de nossas bacias”, afirmou Everton. Ele ainda destacou a possibilidade de atualização do jogo para que em novas versões possam ser retratadas outras localidades das bacias para aproximar ainda mais a atividade de outros pontos. “O projeto foi idealizado para percorrer, principalmente, eventos de grande circulação de visitantes, como festas públicas. Houve o impedimento natural causado pela pandemia, e com isso uma mudança na estratégia de visitas para que os locais alvos do projeto sejam escolas públicas municipais, com a iniciativa direcionada especialmente a estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental”, afirmou.
Posteriormente houve a deliberação sobre novos membros sendo: da P.M. de Analândia o titular: Rafael Dimitrius Carneiro e como suplente: Claudio Alex Gonçalves Carvalho. Da mesma forma, da P.M. de Americana titular: Katia Cristina Mansette Birke tendo como suplente: Antonio Sidney Franzatto Coelho. Os nomes foram aprovados por unanimidade.