| ÚLTIMAS

GT-Áreas Protegidas debate futuro do grupo dentro da CT-RN

Outro assunto debatido foi o TR dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA) e Cerrado

6 de junho de 2022

O futuro do Grupo de Trabalho Rede de Áreas Protegidas (CT-RN, EA e Rural) foi um dos temas debatidos na 30ª Reunião do GT, realizada por meio de videoconferência na tarde desta segunda-feira, dia 6 de junho. No encontro, o coordenador da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN), João Demarchi, fez uma apresentação sobre o planejamento da CT-RN, o que resultou na discussão sobre o futuro do GT-Rede de Áreas Protegidas.

No âmbito da CT-RN, há três GTs -Mananciais; Indicadores e Monitoramento; e Rede de Áreas Protegidas, que estão vinculados à outras CTs. Uma das propostas é transferir o GT-Indicadores e Monitoramento para a CT-ID. “Assim que o regimento interno da CT-PL for aprovado, o GT-Mananciais vai para a CT-PL”, adiantou Demarchi.

Outra ideia é ampliar a discussão e levar os assuntos de planejamento do GT-Rede de Áreas Protegidas para a CT-RN. “Tem discussões que seriam mais bem realizadas nas Câmaras Técnicas”, comentou Cristiano Krepsky, ao falar sobre o risco de GTs “esvaziarem” CTs. “É possível que o GT continue, mas não nesse formato de reunião a cada dois meses e sim reunião por demanda”, completou. O grupo debateu o futuro do GT-Rede de Áreas Protegidas, com possíveis mudanças que devem acontecer a partir de 2023. Ao final das discussões, os participantes deliberaram pela continuidade do GT até o final desse mandato de Demarchi na CT-RN.

O Termo de Referência (TR) e outras providências para o Guia de Elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA) e Cerrado foi outro assunto debatido na reunião. Na ocasião foram discutidos os resultados do levantamento feito pela Assessoria Ambiental junto aos municípios; a execução do Termo de Referência-PMMA; e a criação de um Grupo de Acompanhamento. Demarchi destacou a importância do trabalho do Reconecta quanto à construção de corredores ecológicos em 20 municípios. “Esse trabalho do Reconecta é importantíssimo que esteja como material obrigatório para a empresa consultar”, comentou. Ficou definido de agendar uma reunião com representantes da Agência das Bacias PCJ.

O grupo também conversou sobre o material de Educação Ambiental que vem sendo preparado com o apoio da Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ. Trata-se de um livro em PDF com fotos, ilustrações e informações sobre cada uma das áreas protegidas localizadas nas Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Outro assunto foi sobre um Termo de Referência de Educação Ambiental. Nos dois casos, o GT decidiu agendar uma reunião específica com representantes da Agência das Bacias PCJ.

O GT ainda debateu sobre um evento que deverá promover no segundo semestre, que deverá ter o tema “Experiências e desafios na elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica”. A ideia é convidar representantes de municípios e gestores de áreas protegidas para falar sobre o assunto. Um grupo de acompanhamento foi formado para organizar o evento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support