Edital referente ao tema deve ser aberto este mês pela Agência das Bacias PCJ
06 de maio de 2022
O Termo de Referência (TR) para o Guia de Elaboração dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA) e Cerrado foi um dos assuntos discutidos na 29ª Reunião do Grupo de Trabalho Rede de Áreas Protegidas (CT-RN, CT-EA e CT-Rural). O encontro aconteceu na tarde de sexta-feira, dia 6 de maio, por videoconferência.
As informações foram apresentadas pela assessora ambiental da Agência das Bacias PCJ, Marina Barbosa, e pelos colaboradores Ivan Gerdzijauskas e Fabio Coca. A Assessoria Ambiental fez uma pesquisa sobre o assunto junto aos municípios das Bacias PCJ. O processo licitatório deve ter início neste mês de maio. Marina também apresentou a nova colaboradora da assessoria, a gestora ambiental Gabriela Durrer Lopes Giusti.
Na reunião ainda foi discutido sobre um material de Educação Ambiental para as Áreas Protegidas, que vem sendo produzido pelo GT com o apoio da Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ. Trata-se de um livro em PDF com fotos, ilustrações e informações sobre cada uma das áreas protegidas localizadas nas Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
No encontro também houve apresentações do coordenador do GT-Rede de Áreas Protegidas, Cristiano Krepsky, e do coordenador da Câmara Técnica de Proteção e Conservação de Recursos Naturais, João José Demarchi, sobre mudanças que estão sendo sugeridas na estrutura da CT-RN. Uma das propostas é o GT-Indicadores e Monitoramento ser transferido para a Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) e o GT-Mananciais ficar sob a responsabilidade da Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL).
Outro assunto debatido foi a realização do Encontro de Áreas Protegidas dos Comitês PCJ. A previsão é que o evento aconteça em setembro por vídeoconferência.