| ÚLTIMAS

98ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias

Encontro foi realizado por meio de videoconferência e contou com apresentação de dois projetos de pesquisa, entre outros temas

20 de maio de 2022

A fim de promover a discussão de uma série de temas relevantes inerentes à  gestão dos recursos hídricos, foi realizada na manhã de sexta-feira, 20 de maio de 2022, a 98ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias. Por meio de videoconferência, os participantes abordaram os assuntos presentes na pauta, entre eles a apresentação dos projetos de pesquisa ‘Inovação e Pesquisa & Desenvolvimento na Sanasa’; ‘Aplicação da circularidade no setor de saneamento; apresentação dos resultados preliminares – Mapeamento de inovações nas Bacias PCJ; bem como a criação de comissão organizadora do Seminário ‘Demandas do Saneamento’; a criação do Grupo de Trabalho (transitório) Plano de Ação do Planejamento Estratégico (GT-Plano de Ação) e indicação para  GT-Plano de Ação da CT-EA; e a coordenação plena do GT-Indicadores e Monitoramento (conjunto com a CT-RN).

Ainda no início do encontro houve a apresentação do projeto de pesquisa Aplicação da circularidade no setor de saneamento, feito por Sabrina de Oliveira Anicio. Na sequência ocorreu a apresentação do trabalho Mapeamento de inovações tecnológica em recursos hídricos, por Dafne Fernanda Alves e Silva. Este trabalho teve como objetivo coletar informações sobre demandas por inovações e tecnologias no setor de recursos hídricos e saneamento básico no âmbito do convênio com o Consórcio de Bacias PCJ e com as Câmaras Técnicas pertencentes aos Comitês das Bacias PCJ; mapear as demandas e ações que já vêm sendo empreendidas, no sentido de inovar produtos e processos, para melhoria do desempenho dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário; e contribuir para a maior colaboração entre instituições que atuam nas Bacias PCJ, bem como maior aproximação com universidades na região.

Ocorreu também a criação de comissão organizadora do Seminário ‘Demandas do Saneamento’, bem como a criação do Grupo de Trabalho (transitório) Plano de Ação do Planejamento Estratégico (GT-Plano de Ação) e indicação para  GT-Plano de Ação da CT-EA. Este grupo ficou composto, inicialmente, da seguinte forma: Tadeu Malheiros (EESC/USP); João Demarchi (IZ/IAPTA); Duarcides Mariosa / Orandi Falasarella (PUC Campinas); e Maria das Graças Martini (DAE Jundiaí).

Por fim, houve a aprovação por unanimidade dos participantes da transferência da coordenação plena do GT-Indicadores e Monitoramento (conjunto com a CT-RN). Tadeu Fabricio comentou: “isso se trata de uma ação forte envolvendo pesquisa, alinhado ao plano de Bacias voltado a ideia da sustentabilidade das bacias. Isso ficou sob o guarda-chuva da CT-RN, para posteriormente migrar para a CT-ID”. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support