Encontro foi realizado por meio de videoconferência e contou com apresentação de dois projetos de pesquisa, entre outros temas
20 de maio de 2022
A fim de promover a discussão de uma série de temas relevantes inerentes à gestão dos recursos hídricos, foi realizada na manhã de sexta-feira, 20 de maio de 2022, a 98ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias. Por meio de videoconferência, os participantes abordaram os assuntos presentes na pauta, entre eles a apresentação dos projetos de pesquisa ‘Inovação e Pesquisa & Desenvolvimento na Sanasa’; ‘Aplicação da circularidade no setor de saneamento; apresentação dos resultados preliminares – Mapeamento de inovações nas Bacias PCJ; bem como a criação de comissão organizadora do Seminário ‘Demandas do Saneamento’; a criação do Grupo de Trabalho (transitório) Plano de Ação do Planejamento Estratégico (GT-Plano de Ação) e indicação para GT-Plano de Ação da CT-EA; e a coordenação plena do GT-Indicadores e Monitoramento (conjunto com a CT-RN).
Ainda no início do encontro houve a apresentação do projeto de pesquisa Aplicação da circularidade no setor de saneamento, feito por Sabrina de Oliveira Anicio. Na sequência ocorreu a apresentação do trabalho Mapeamento de inovações tecnológica em recursos hídricos, por Dafne Fernanda Alves e Silva. Este trabalho teve como objetivo coletar informações sobre demandas por inovações e tecnologias no setor de recursos hídricos e saneamento básico no âmbito do convênio com o Consórcio de Bacias PCJ e com as Câmaras Técnicas pertencentes aos Comitês das Bacias PCJ; mapear as demandas e ações que já vêm sendo empreendidas, no sentido de inovar produtos e processos, para melhoria do desempenho dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário; e contribuir para a maior colaboração entre instituições que atuam nas Bacias PCJ, bem como maior aproximação com universidades na região.
Ocorreu também a criação de comissão organizadora do Seminário ‘Demandas do Saneamento’, bem como a criação do Grupo de Trabalho (transitório) Plano de Ação do Planejamento Estratégico (GT-Plano de Ação) e indicação para GT-Plano de Ação da CT-EA. Este grupo ficou composto, inicialmente, da seguinte forma: Tadeu Malheiros (EESC/USP); João Demarchi (IZ/IAPTA); Duarcides Mariosa / Orandi Falasarella (PUC Campinas); e Maria das Graças Martini (DAE Jundiaí).
Por fim, houve a aprovação por unanimidade dos participantes da transferência da coordenação plena do GT-Indicadores e Monitoramento (conjunto com a CT-RN). Tadeu Fabricio comentou: “isso se trata de uma ação forte envolvendo pesquisa, alinhado ao plano de Bacias voltado a ideia da sustentabilidade das bacias. Isso ficou sob o guarda-chuva da CT-RN, para posteriormente migrar para a CT-ID”.