Ações serão financiadas pela Agência das Bacias PCJ, por deliberação dos Comitês PCJ
16 de fevereiro de 2022
Membros da Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ aprovaram empreendimentos de demanda priorizada para serem financiados pela Agência das Bacias PCJ, por deliberação dos Comitês PCJ, com recursos do CFURH (Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos) e Cobranças PCJ Paulista e PCJ Federal pelo Uso da Água. A apresentação e aprovação dos empreendimentos ocorreu na 106ª Reunião Ordinária da CT-SA, nesta quarta-feira, 16 de fevereiro por videoconferência.
Entre os empreendimentos estão revisões e novos Planos de Saneamento Rural e Projetos Executivos referentes ao Combate às Perdas de Água e Tratamento de Esgotos. As ações financiáveis para os municípios prioritários das Bacias PCJ são definidas pelo Plano das Bacias PCJ 2020-2035. A apresentação foi realizada pela Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ, responsável pelo processo de seleção. No final de janeiro, os empreendimentos foram analisados pelo Grupo de Trabalho – Análise de Empreendimentos, da CT-SA.
A reunião foi encerrada mais cedo, em homenagem a Marco Garcia, coordenador do GT-Drenagem da CT-SA, que faleceu no mesmo dia. “Ele sempre muito participativo e presente. Já faz um ano que o Moretti se foi e a agora o Garcia. É muito doído e muito complicado”, desabafou a coordenadora da CT-SA, Ariella Montebello.
No início do encontro, foi feito um minuto de silêncio “em homenagem a tudo que Garcia fez pelos Comitês PCJ e pelas Bacias PCJ”. Garcia era diretor técnico do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) –Diretoria da Bacia do Médio Tietê – e em dezembro de 2021 havia assumido o cargo de Secretário-Executivo do Comitê da Bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê.