| ÚLTIMAS

Atualizações do GT-Enquadramento são debatidas na CT-OL

Principal assunto de reunião foi o reenquadramento do Rio Jundiaí

16 de fevereiro de 2024

As atualizações do GT (Grupo de Trabalho)-Enquadramento, com questões diretamente relacionadas ao reenquadramento do Rio Jundiaí, foi o principal assunto da 107ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças, realizada nesta sexta-feira, dia 16 de fevereiro, por meio de videoconferência.

Esta foi a primeira reunião de 2024 da CT-OL.  “Mesmo estando em fevereiro, eu queria desejar a todos um feliz 2024. Que este ano a gente consiga produzir mais e mais e que a nossa participação seja cada vez mais presente nos Comitês PCJ”, ressaltou a coordenadora da CT-OL, Cecília de Barros Aranha (INEVAT).

A apresentação sobre as atualizações do GT-Enquadramento foi feita pela coordenadora do GT, Maria Carolina Hertel Dutra e Simões (DAE Jundiaí). “A gente fez uma reunião do GT no dia 30 de janeiro. Foi muito boa. Teve uma participação bastante grande. Como é a primeira reunião desse biênio, mostramos os documentos relativos, o Plano de Trabalho da CT-OL com relação a esse tema enquadramento, o caderno temático do Plano de Bacias, como o GT vem trabalhando essa discussão e apresentamos a parte do webinário, o porquê da existência dele e como a gente pretende trabalhar daqui para frente. Falamos sobre o relatório técnico, que é o ponto que a gente tem que discutir mais.  Criamos um drive para colocar essa documentação. Foi uma discussão rica, bastante importante. Os membros estão bastante engajados para fazer isso. A gente foca um pouco nas ações de efetivação do enquadramento do Rio Jundiaí até para a gente criar uma sistemática de enquadramento de outros corpos d’água na bacia”, explicou Maria Carolina.

Um dos assuntos foi o relatório de acompanhamento da situação do Rio Jundiai em relação ao enquadramento, que é elaborado a cada dois anos pelo DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e Agência das Bacias PCJ. O Relatório de 2018 está disponível neste link.  O Relatório de 2019-2020  pode ser acessado aqui. Já o de 2021-2022 está sendo apreciado pelo Departamento de Planejamento da Coordenadoria de Recursos Hídricos (CRHi) da Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) e aguarda aprovação do CRH (Conselho Estadual de Recursos Hídricos). Os relatórios são importantes fontes para o GT-Enquadramento e CT-OL para que possam ser compilados e seus dados analisados, como qualidade da água, critérios de outorga e os lançamentos nos períodos.

Outra questão abordada no encontro foi o estudo do Governo do Estado de São Paulo, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que trata sobre a “Elaboração de diretrizes, critérios e procedimentos para efetivação e/ou atualização do enquadramento dos corpos d’água superficiais do Estado de São Paulo”. Todos os produtos deste estudo podem ser acessados neste link.  “Gostei demais das propostas (do GT-Enquadramento) e procurei estudar alguns temas sobre o estudo que o BID financiou sobre enquadramento”, comentou Cecília. 

Além de discutir o Plano de Trabalho da CT-OL para 2024 e 2025, o grupo também falou sobre um dos itens do plano, que é o planejamento da quinta edição do Webinário “Conversando sobre o Rio Jundiaí”, que deverá ocorrer no dia 23 de setembro deste ano, data em que é celebrado o Dia do Rio Jundiaí. A apresentação contou com a participação do Danilo Resende, que deu ideias para o evento. Danilo é encarregado de Educação Ambiental da DAE/Jundiaí, membro da CT-EA e GT-Educom.  Uma das principais sugestões dele é que ao longo deste ano até a data do webinário sejam realizadas rodas de conversas em diversos municípios e que os resultados dessas discussões sejam apresentados no evento. A próxima reunião do GT-Enquadramento será no dia 19 de março, por videoconferência.

Na reunião, os participantes aprovaram o ingresso de novo membro na CT-OL: a empresa Ypê (Química Amparo – unidade de Salto-SP), representada por Jéssica Danielly dos Reis Glisotte(titular) e Helmut Werner Forster(suplente).

Houve ainda a apresentação da planilha de acompanhamento da Pós-Graduação dos membros da CT-OL. Até este mês, 10 membros da câmara técnica já apresentaram seus TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) em reuniões da CT-OL. Outros seis ainda estão pendentes. Os cursos são financiados pelos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ. “Como a gente faz a indicação, tem que acompanhar. A gente vai entrar em contato (com os pendentes) e ver se consegue finalizar”, explicou a coordenadora-adjunta, Ariana Rosa Bueno Damiano (DAEE).

O encontro também contou com uma apresentação do coordenador financeiro da Agência PCJ, Tony Segatto, que fez considerações quanto à participação e custeio de membros dos Comitês PCJ em reuniões e eventos. A próxima reunião da CT-OL (108ª Ordinária), será presencial em Salto (SP), no dia 19 de abril, em local a ser definido.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support