Reunião on-line também serviu para aprovar o Plano de Trabalho de 2024 e 2025
20 de fevereiro de 2024
Os últimos preparativos e detalhes do o 2º Encontro do Movimento “Jovem, vem para o PCJ!” foram um dos itens de pauta da 123ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental, realizada nesta terça-feira, dia 20 de fevereiro. O evento, que é idealizado e organizado pela CT-EA, acontecerá no próximo dia 13 de março, na Universidade São Franscisco, em Bragança Paulista (SP).
A apresentação foi realizada pela coordenadora do GT-Educom da CT-EA, Rosângela Grigolleto, da Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo, uma das responsáveis pela organização do evento, que tem como o objetivo de incentivar e integrar os jovens na gestão dos recursos hídricos e inspirar para que novos integrantes dos Comitês PCJ se interessem pela problemática da água, buscando uma abordagem integrativa dos aspectos sociais, econômicos e ambientais.
“O que a gente precisa agora é de divulgação do nosso evento, porque ele está belíssimo”, ressaltou Rosângela, que debateu com os participantes estratégias de divulgação. A coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira, explicou que os jovens que tiverem interesse em ingressar nos colegiados precisam estar vinculados a uma instituição elegível nos Comitês PCJ, mas ressaltou que isso não impede a participação dos outros jovens no evento. “Todos os jovens são sempre bem-vindos. A ideia é promover esse engajamento pensando lá no futuro. Jovens que possam ocupar esses espaços de governança da água. Que esses jovens possam beber dessa fonte do conhecimento desses membros mais maduros e atuantes dos Comitês”, destacou Ana Lúcia.
Na reunião, os participantes também aprovaram o Plano de Trabalho da CT-EA para 2024 e 2025. O plano, juntamente dos planos das demais CTs, ainda será apreciado pela CT-PL em março e votado na Plenária agendada para 5 de abril. Entre as atividades previstas na categoria A (Demandas da Secretaria Executiva) estão o acompanhamento da execução das ações “Realização de processos formativos e campanhas educativas sobre a realidade das Bacias PCJ”; “Ampliação e divulgação do programa de capacitação (Escola da Água e Saneamento), fomento e incentivo à capacitação de operadores; “Processos formativos de representantes dos poderes legislativo, executivo, judiciário e líderes comunitários sobre a realidade socioambiental das Bacias PCJ e as prioridades do Plano de Bacias”; e acompanhamento e realização do Projeto “Jovem, vem pro PCJ!”.
Na categoria B (Temas para Discussão), foram selecionadas as seguintes atividades: Programas e projetos de educação ambiental dos empreendimentos no território das Bacias PCJ; Revisão da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ; apoio na elaboração da cartilha de Segurança da Água, a ser publicada pela CT-SAM; e discussões sobre processo de viabilização de parcerias para subsídio pelos Comitês PCJ em curso de pós-graduação na temática de Educação Ambiental.
Na Categoria C (Eventos), está programado o “Conectando redes de EA”(título provisório), que deverá ser promovido em novembro de 2025. O evento tem como objetivo ampliar as possibilidades de permitir que diversas organizações e indivíduos trabalhem juntos para alcançar um impacto maior, atingindo um público mais amplo e diversificado, possibilitando o compartilhamento de recursos, conhecimentos e boas práticas, assim como o fortalecimento de redes de educação ambiental, das comunidades do território das bacias, conectando iniciativas locais e oportunidades de aprendizado, contribuindo com a sustentabilidade da EA em longo prazo.
Na reunião, a coordenadora do GT-Política, Malu Palmieri, falou sobre o conteúdo, andamentos e próximos passos da Revisão da Política de Educação Ambiental, que deverá ser o item principal da próxima reunião da CT-EA(124ª Ordinária), no dia 16 de abril, por videoconferência. Durante o encontro virtual, houve ainda a aprovação de um novo membro na CT-EA: Prefeitura de Rafard, representada por Thais da Silva Oliveira (titular). O suplente ainda será definido pela prefeitura.
INVESTIMENTOS EM EA
O diretor administrativo e financeiro da Agência das Bacias PCJ, Ivens de Oliveira, também participou da reunião e falou sobre os contratos e investimentos relacionados à Educação Ambiental que estão sendo realizados pela Agência, deliberados pelos Comitês PCJ, além das ações e investimentos em geral em 2023 e 2024. Ivens destacou os investimentos para este ano na continuidade do Projeto PCJ Virtual; Movimento “Jovem, vem para o PCJ”; Escola de Água e Saneamento e processo formativo sobre a realidade socioeducativa das Bacias PCJ.
“Ao longo dos anos, os Comitês PCJ vêm alterando a forma da distribuição do recurso financeiro. Claro que antigamente era muito mais voltado ao saneamento, mas hoje nós diversificamos esses investimentos. Atuamos com saneamento, monitoramento, comunicação, proteção de mananciais e agora com Educação Ambiental também. Estamos muito contentes e empenhados na expectativa de atender as demandas da CT-EA, junto da nossa Coordenação de Gestão e Diretoria Técnica”, ressaltou o diretor.
Ivens também destacou o papel da Coordenação de Gestão da Agência PCJ, responsável por acompanhar e viabilizar os projetos e Plano de Trabalho da CT-EA. A pasta é liderada por Kátia Gotardi, que também participou da reunião. “Estamos discutindo várias dessas ações para realizar as contratações em 2024. Estamos aqui para atendê-los”, ressaltou Kátia.
“Fico muito feliz. Estou há 18 anos nos Comitês PCJ. Tenho visto o espaço que a Educação Ambiental vem ocupando. A Educação Ambiental sempre teve espaço aqui. A gente vê outros comitês que não têm nem CT-EA. Ver essa destinação de recursos e esse olhar para a Educação Ambiental é muito bom”, observou Ana Lúcia.
A reunião ainda contou com uma apresentação do coordenador financeiro da Agência PCJ, Tony Segatto, que falou sobre as regras da participação e custeio de membros dos Comitês PCJ em reuniões e eventos. Segatto tem realizado essa apresentação em cada uma das câmaras técnicas.