| DESTAQUES

Após webinar, CT vai criar grupo de trabalho para tratar do Saneamento Rural

Evento virtual da CT-Rural foi realizado no dia 21 de agosto, com a participação de mais de 120 pessoas

A importância dos Planos Municipais de Saneamento Rural foi reforçada pelo webinar da Câmara Técnica de Uso e Conservação de Água no Meio Rural (CT-Rural) dos Comitês PCJ no dia 21 de agosto. Com o nome “Planos Municipais de Saneamento Rural: Caminhos para a Sustentabilidade e a Saúde”, o evento foi acompanhado por mais de 120 pessoas no YouTube da Agência das Bacias PCJ.  A ideia agora é a de criar um GT (Grupo de Trabalho) para discutir e aprofundar questões relacionadas ao Saneamento Rural. As definições devem ocorrer na próxima reunião ordinária da CT-Rural (161ª), no dia 27 de setembro, por videoconferência.

A abertura do evento contou com a participação do coordenador da CT-Rural, João Baraldi; coordenadora-adjunta, Melissa Sampaio; secretário-executivo dos Comitês PCJ, Denis Herisson da Silva; diretor-presidente da Agência PCJ, Sergio Razera; e do presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Alexandre Ribeiro Motta. 

O primeiro painel, sobre Planos Municipais para a Área de Saneamento Rural, foi moderado por Ana Lucia Brasil (ABES-SP), e teve duas palestras, uma sobre a Avaliação dos Planos Municipais de Saneamento Rural dos Comitês PCJ, com o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, e outra com a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Rural de Itatiba, pelo engenheiro ambiental Dennis Lai.

No Painel 2, “A importância do Saneamento Rural para o Desenvolvimento Sustentável”, o moderador foi o promotor de Justiça, Rodrigo Sanches Garcia (MP-SP/ GAEMA Núcleo PCJ Campinas), e houve duas palestras, uma sobre a “Implementação dos Planos Municipais de Saneamento Rural: Desafios, Oportunidades e Fontes de Investimento”, com Alexandre Ribeiro Motta (Funasa) e outra sobre o Plano de Amostragem da Qualidade da Água para Consumo Humano na Área Rural, com Roseane Garcia de Souza, coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ (CT-SAM).

No terceiro e último painel, “Qualidade da Água no Meio Rural”, moderado por Melissa Sampaio, a primeira palestra foi com Adam Douglas Sebastião Pinto(Funasa), sobre o “Monitoramento da Qualidade da Água como Ferramenta Indispensável de Sensibilização e participação da População Envolvida”. A segunda palestra foi sobre Tecnologias de Saneamento para a Área Rural, com Adriano Luiz Tonetti (FECFAU/Unicamp). Roseane Garcia de Souza (ABES-SP) concluiu o Painel 3, com apresentação sobre “A importância dos Planos de Segurança da Água para os Planos Municipais de Saneamento Rural”.

O webinar completo pode ser assistido neste link: https://bit.ly/webinarCTRuralPCJ

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support