| ÚLTIMAS

CT-ID aprova Plano de Trabalho para o biênio 2026-2027 e apresenta atualizações do Sustentare & WIPIS – edição 2026 

119ª Reunião Ordinária abordou, ainda, o andamento do Projeto de Bacias Hidrográficas Inteligentes

30 de janeiro de 2026

Conduzida por Tadeu Malheiros, a 119ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) foi marcada pela aprovação do Plano de Trabalho; Acompanhamento e discussão de atividades do projeto PPPP-FAPESP (Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fapesp); e Atualizações sobre o evento Sustentare & WIPIS – edição 2026. 

O coordenador da CT-ID, Tadeu Malheiros, apresentou o Plano de Trabalho para o biênio 2026-2027, discorrendo sobre os tópicos que compõem o Plano, as Categorias A: Demanda da Secretaria Executiva; B: Temas para Discussão e C: Eventos. O documento foi aprovado pelos membros e seguirá para a Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL) e plenária para deliberação final. 

Orandi Falsarella apresentou uma atualização do andamento do Projeto de Bacias Hidrográficas Inteligentes. Ele explicou que a primeira etapa (revisão bibliográfica) já foi finalizada, e a segunda, com entrevistas (aproximadamente 20 a 28 das 50 almejadas), está em andamento, incluindo em Portugal. A terceira etapa consiste na implementação de um modelo de Inteligência Artificial usando Isolation Forest para detectar anomalias (como vazão e turbidez) a partir dos grandes volumes de dados em tempo real coletados pelos sensores no Rio Piracicaba. 

O coordenador-adjunto da CT-ID, Duarcides Mariosa, apresentou o planejamento estratégico do Sustentare & WIPIS – edição 2026, um evento conjunto que ocorrerá nos dias 23, 24, 25, 26 e 27 de novembro, em formato híbrido. A parceria é estabelecida entre a PUC Campinas (Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade), a USP (Faculdade de Saúde Pública), a Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ, especialmente a CT-ID, para socializar a preocupação com indicadores e monitoramento em eventos científicos. 

Os dez eixos temáticos do evento, que servirão como base para recebimento de resumos, artigos e organização de atividades como minicursos e mesas redondas, incluem temas como Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, e Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade. Mariosa detalhou as etapas de planejamento, que começaram em setembro do ano passado devido à necessidade de captação de recursos. O evento é gratuito para todos os participantes, mas exige recursos financeiros para publicações com DOI e ISBN, transmissão e coordenação, o que torna a captação de recursos crucial. Eles já garantiram recursos da CAPES e aguardam o resultado de um edital do CNPq, além de explorar a possibilidade de financiamento via FAPESP.  

Duarcides Mariosa descreveu a infraestrutura, que inclui o uso da plataforma digital EV para inscrições e submissões, espaços físicos na PUC Campinas e USP, e a produção audiovisual com a contratação de uma empresa para gravação, edição e disponibilização de conteúdo no YouTube. 

A próxima etapa de planejamento inclui a criação de um cronograma retroativo, convite de coordenadores e avaliadores, e o lançamento de chamadas para trabalhos e patrocínios. Em 2025, o evento alcançou 4.557 inscritos e 674 trabalhos submetidos, sendo considerado possivelmente o maior evento da América Latina na área de sustentabilidade e gestão sustentável de recursos hídricos. 

A próxima reunião da CT-ID será realizada no dia 20 de março de 2026, às 9h30, na Unicamp/Feagri. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support