119ª Reunião Ordinária abordou, ainda, o andamento do Projeto de Bacias Hidrográficas Inteligentes
30 de janeiro de 2026
Conduzida por Tadeu Malheiros, a 119ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) foi marcada pela aprovação do Plano de Trabalho; Acompanhamento e discussão de atividades do projeto PPPP-FAPESP (Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fapesp); e Atualizações sobre o evento Sustentare & WIPIS – edição 2026.
O coordenador da CT-ID, Tadeu Malheiros, apresentou o Plano de Trabalho para o biênio 2026-2027, discorrendo sobre os tópicos que compõem o Plano, as Categorias A: Demanda da Secretaria Executiva; B: Temas para Discussão e C: Eventos. O documento foi aprovado pelos membros e seguirá para a Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL) e plenária para deliberação final.
Orandi Falsarella apresentou uma atualização do andamento do Projeto de Bacias Hidrográficas Inteligentes. Ele explicou que a primeira etapa (revisão bibliográfica) já foi finalizada, e a segunda, com entrevistas (aproximadamente 20 a 28 das 50 almejadas), está em andamento, incluindo em Portugal. A terceira etapa consiste na implementação de um modelo de Inteligência Artificial usando Isolation Forest para detectar anomalias (como vazão e turbidez) a partir dos grandes volumes de dados em tempo real coletados pelos sensores no Rio Piracicaba.
O coordenador-adjunto da CT-ID, Duarcides Mariosa, apresentou o planejamento estratégico do Sustentare & WIPIS – edição 2026, um evento conjunto que ocorrerá nos dias 23, 24, 25, 26 e 27 de novembro, em formato híbrido. A parceria é estabelecida entre a PUC Campinas (Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade), a USP (Faculdade de Saúde Pública), a Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ, especialmente a CT-ID, para socializar a preocupação com indicadores e monitoramento em eventos científicos.
Os dez eixos temáticos do evento, que servirão como base para recebimento de resumos, artigos e organização de atividades como minicursos e mesas redondas, incluem temas como Cidades Inteligentes e Sustentáveis, Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento Básico, e Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade. Mariosa detalhou as etapas de planejamento, que começaram em setembro do ano passado devido à necessidade de captação de recursos. O evento é gratuito para todos os participantes, mas exige recursos financeiros para publicações com DOI e ISBN, transmissão e coordenação, o que torna a captação de recursos crucial. Eles já garantiram recursos da CAPES e aguardam o resultado de um edital do CNPq, além de explorar a possibilidade de financiamento via FAPESP.
Duarcides Mariosa descreveu a infraestrutura, que inclui o uso da plataforma digital EV para inscrições e submissões, espaços físicos na PUC Campinas e USP, e a produção audiovisual com a contratação de uma empresa para gravação, edição e disponibilização de conteúdo no YouTube.
A próxima etapa de planejamento inclui a criação de um cronograma retroativo, convite de coordenadores e avaliadores, e o lançamento de chamadas para trabalhos e patrocínios. Em 2025, o evento alcançou 4.557 inscritos e 674 trabalhos submetidos, sendo considerado possivelmente o maior evento da América Latina na área de sustentabilidade e gestão sustentável de recursos hídricos.
A próxima reunião da CT-ID será realizada no dia 20 de março de 2026, às 9h30, na Unicamp/Feagri.
