| ÚLTIMAS

Em reunião da CT-SA, Coordenação de Projetos apresenta novo regramento para tomada de recursos junto ao Fehidro

Encontro aconteceu em 4 de dezembro, em Várzea Paulista

4 de dezembro de 2025

Com o objetivo de apresentar as novas regras para obtenção de recursos da Cobrança PCJ Paulista e CFURH (fontes que compõem o FEHIDRO), a Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ detalhou o novo regramento para o orçamento de 2026-2027. A reunião ocorreu no dia 4 de dezembro, em Várzea Paulista.

As alterações foram contextualizadas pelo coordenador Diogo Pedrozo e uma apresentação foi conduzida pela analista de projetos Lívia Modolo, que explicou o fluxo do processo de seleção, as regras gerais, a aplicação das diretrizes e a previsão de reabertura do processo. Ela também fez um balanço das atividades realizadas ao longo do ano. Em 2025 o GT-Análise de Empreendimentos realizou 10 reuniões, que resultaram em 29 empreendimentos analisados e 29 pareceres emitidos — desdobrados em 84 pareceres intermediários e finais. O processo resultou na indicação de 23 empreendimentos e 6 indeferimentos. A suspensão das inscrições ocorreu em agosto de 2025, porém a reabertura já está prevista para ser aprovada na plenária de 11 de dezembro deste ano.

Entre as novas regras destacam-se: 

  • a diminuição do valor máximo de financiamento permitido por empreendimento, que será divulgada anualmente no site da Agência;
  • a exigência de outorgas e licenças válidas para indicação do pleito;
  • restrição de apenas um empreendimento por tomador, por período orçamentário;
  • o impedimento da inscrição de tomadores com empreendimentos em atraso superior a dois anos, com mais de cinco contratos em execução e em inadimplência técnica. 

De acordo com o coordenador de Projetos, Diogo Pedrozo, as mudanças buscam dar mais dinamismo ao processo, com empreendimentos mais direcionados, bem estruturados e tomadores mais preparados para acompanhar sua execução.

 “Nos últimos anos, tivemos um acúmulo de saldo de recursos que, em 2025, resultou em um grande investimento, utilizando quase a totalidade dos saldos disponíveis para investimento. Diante desse contexto, a ideia foi criar regras mais restritivas, porém tecnicamente viáveis, para que os empreendimentos avancem em um nível mais profissional e efetivo”, explicou. 

O coordenador da CT-SA, Mateus Arantes, destacou a importância da transparência na apresentação das novas regras. “Aqui estão praticamente todos os tomadores de recursos dos Comitês PCJ, e é fundamental que eles conheçam as regras para evitar qualquer tipo de problema após a aprovação dos recursos, seja na análise do agente técnico ou na própria licitação. Por isso trazemos essa apresentação a todos os membros, para que todos tenham o mesmo nível de conhecimento”, avaliou. 

A próxima reunião da CT-SA será no dia 12 de fevereiro de 2026, às 9h, por videoconferência.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support