Encontro contou com apresentação do Prof. Dr. Joaquin Ignacio Bonnecarrere Garcia, da USP
25 de novembro de 2025
Uma apresentação sobre o SSD PCJ (Sistema de Suporte a Decisões das Bacias PCJ) foi o principal item da pauta da 113ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica do Plano de Bacias (CT-PB), realizada nesta terça-feira, 25 de novembro, por videoconferência. A coordenadora da CT-PB, Raquel Metzner, conduziu as atividades do encontro.
O tema foi apresentado pelo Prof. Dr. Joaquin Ignacio Bonnecarrere Garcia, responsável pela equipe do LabSid (Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões em Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos), unidade vinculada ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). O LabSid é a instituição contratada pela Agência das Bacias PCJ para desenvolver e gerenciar o SSD utilizado pelos Comitês PCJ.
A solicitação da palestra surgiu durante a elaboração do Termo de Referência para a contratação da revisão do Plano das Bacias PCJ 2020-2035, prevista para ter início em 2026. Membros do GT-Acompanhamento do Plano de Bacias pediram para conhecer melhor a ferramenta, tradicionalmente utilizada durante as revisões do Plano. O coordenador de Sistema de Informações da Agência PCJ, Eduardo Léo, explicou que, em vez de manter a discussão restrita ao grupo, optou-se por trazê-la para uma reunião da CT-PB, ambiente mais adequado para esclarecimentos e debates.
O SSD PCJ é resultado de uma parceria entre a Agência PCJ e o LabSid, para apoiar a Agência, os Comitês PCJ e os órgãos gestores no planejamento e na gestão dos recursos hídricos da região. O sistema integra dados atuais e históricos em gráficos e tabelas, com análises personalizadas ao longo do tempo. Também disponibiliza um mapa interativo com funcionalidades de SIG (Sistema de Informação Geográfica), diversas camadas e mapas de fundo, incluindo o Radar Agência SP Águas/SAISP e o monitoramento em tempo real, permitindo consultas e a visualização rápida da situação dos recursos hídricos — ampliando a democratização das informações.
“Esse sistema é extremamente importante para uma bacia hidrográfica. Quando olhamos para as Bacias PCJ, independentemente das dificuldades de planejamento e desenvolvimento das atividades, temos essa bacia como referência nacional em gestão de recursos hídricos. É com muita satisfação que o LabSid, da Escola Politécnica da USP, mantém essa parceria com vocês”, destacou Garcia. Ele reforçou ainda que, quando se trata de sistematização e suporte à decisão, o SSD PCJ é único no país — fruto de um trabalho iniciado há mais de 20 anos. Segundo o professor, o objetivo central da apresentação foi demonstrar as funcionalidades do sistema.
Garcia explicou que o SSD PCJ está passando por um processo de atualização, com uma “vantagem muito grande” em comparação ao modelo anterior. Segundo ele, o sistema deixou de ter uma visão puramente acadêmica e agora conta com maior flexibilidade, incorporando avanços tecnológicos e melhorias de precisão numérica, que podem fazer diferença em processos de tomada de decisão.
A próxima reunião da CT-PB (114ª) será presencial, no dia 10 de fevereiro de 2026, às 9h30, em Jaguariúna, em local ainda a ser definido. “Agradeço a todos por mais este ano de trabalho da CT-PB, em especial à equipe do Eduardo Léo, que sempre nos apoia muito. Agradeço também ao Diogo Pedrozo (coordenador de Projetos da Agência PCJ), à equipe da Secretaria Executiva e a todos os membros da CT-PB, sempre muito atuantes e participativos. Que no próximo ano tenhamos muitos avanços com a revisão do Plano”, finalizou Raquel.
