| ÚLTIMAS

Apresentação do SSD PCJ marca a 113ª Reunião da CT-PB

Encontro contou com apresentação do Prof. Dr. Joaquin Ignacio Bonnecarrere Garcia, da USP

25 de novembro de 2025

Uma apresentação sobre o SSD PCJ (Sistema de Suporte a Decisões das Bacias PCJ) foi o principal item da pauta da 113ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica do Plano de Bacias (CT-PB), realizada nesta terça-feira, 25 de novembro, por videoconferência. A coordenadora da CT-PB, Raquel Metzner, conduziu as atividades do encontro.

O tema foi apresentado pelo Prof. Dr. Joaquin Ignacio Bonnecarrere Garcia, responsável pela equipe do LabSid (Laboratório de Sistemas de Suporte a Decisões em Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos), unidade vinculada ao Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo). O LabSid é a instituição contratada pela Agência das Bacias PCJ para desenvolver e gerenciar o SSD utilizado pelos Comitês PCJ.

A solicitação da palestra surgiu durante a elaboração do Termo de Referência para a contratação da revisão do Plano das Bacias PCJ 2020-2035, prevista para ter início em 2026. Membros do GT-Acompanhamento do Plano de Bacias pediram para conhecer melhor a ferramenta, tradicionalmente utilizada durante as revisões do Plano. O coordenador de Sistema de Informações da Agência PCJ, Eduardo Léo, explicou que, em vez de manter a discussão restrita ao grupo, optou-se por trazê-la para uma reunião da CT-PB, ambiente mais adequado para esclarecimentos e debates.

O SSD PCJ é resultado de uma parceria entre a Agência PCJ e o LabSid, para apoiar a Agência, os Comitês PCJ e os órgãos gestores no planejamento e na gestão dos recursos hídricos da região. O sistema integra dados atuais e históricos em gráficos e tabelas, com análises personalizadas ao longo do tempo. Também disponibiliza um mapa interativo com funcionalidades de SIG (Sistema de Informação Geográfica), diversas camadas e mapas de fundo, incluindo o Radar Agência SP Águas/SAISP e o monitoramento em tempo real, permitindo consultas e a visualização rápida da situação dos recursos hídricos — ampliando a democratização das informações.

“Esse sistema é extremamente importante para uma bacia hidrográfica. Quando olhamos para as Bacias PCJ, independentemente das dificuldades de planejamento e desenvolvimento das atividades, temos essa bacia como referência nacional em gestão de recursos hídricos. É com muita satisfação que o LabSid, da Escola Politécnica da USP, mantém essa parceria com vocês”, destacou Garcia. Ele reforçou ainda que, quando se trata de sistematização e suporte à decisão, o SSD PCJ é único no país — fruto de um trabalho iniciado há mais de 20 anos. Segundo o professor, o objetivo central da apresentação foi demonstrar as funcionalidades do sistema.

Garcia explicou que o SSD PCJ está passando por um processo de atualização, com uma “vantagem muito grande” em comparação ao modelo anterior. Segundo ele, o sistema deixou de ter uma visão puramente acadêmica e agora conta com maior flexibilidade, incorporando avanços tecnológicos e melhorias de precisão numérica, que podem fazer diferença em processos de tomada de decisão.

A próxima reunião da CT-PB (114ª) será presencial, no dia 10 de fevereiro de 2026, às 9h30, em Jaguariúna, em local ainda a ser definido. “Agradeço a todos por mais este ano de trabalho da CT-PB, em especial à equipe do Eduardo Léo, que sempre nos apoia muito. Agradeço também ao Diogo Pedrozo (coordenador de Projetos da Agência PCJ), à equipe da Secretaria Executiva e a todos os membros da CT-PB, sempre muito atuantes e participativos. Que no próximo ano tenhamos muitos avanços com a revisão do Plano”, finalizou Raquel.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support