| DESTAQUES

Gestão integrada da água é destaque no VIII Seminário de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ

Evento em Jundiaí (SP) reuniu especialistas e gestores para debater políticas públicas, tecnologias e governança na jornada da água — do manancial ao consumidor

A integração entre saúde ambiental, saneamento e gestão dos recursos hídricos foi o foco central do VIII Seminário de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ, realizado na terça-feira (29/10), no auditório da DAE Jundiaí (SP). O encontro, promovido pela Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) com apoio da Agência das Bacias PCJ, reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de instituições de ensino e pesquisa para discutir caminhos para garantir a qualidade da água.

Com o tema “Assegurando a Jornada da Água – do Manancial ao Consumidor”, o evento abordou políticas públicas, inovação tecnológica e governança dos recursos hídricos diante de desafios como as mudanças climáticas, a pressão sobre os mananciais e as desigualdades territoriais.

Na abertura, o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera, ressaltou a singularidade da CT-SAM no contexto nacional e a importância de sua atuação para a saúde e o meio ambiente. “O PCJ é o único dos comitês federais que tem essa Câmara Técnica de Saúde Ambiental e ela é importantíssima, porque água é saúde para as pessoas e para o meio ambiente também. Tudo isso é fundamental para que a gente colete bem, trate e distribua essa água com qualidade para a população, mas também preserve o manancial, devolvendo para ele um esgoto tratado com qualidade. Isso é fundamental. Novas tecnologias, novas capacidades, novas maneiras de fazer. É isso tudo o que significa o evento da CT-SAM”, destacou Razera.

O secretário-executivo dos Comitês PCJ, Denis Herisson, reforçou o caráter inovador da CT-SAM e o papel da integração técnica e científica nas discussões sobre a segurança da água. “Os Comitês PCJ têm essa iniciativa inédita de possuir uma câmara técnica relacionada à saúde ambiental. Isso permite que a gente trate da água desde o manancial até a torneira do usuário, unindo ciência, tecnologia e gestão pública.  Estamos preocupados não apenas com os aspectos quantitativos, mas principalmente com os qualitativos: como essa água chega com segurança para o consumidor final”, afirmou.

Para a coordenadora da CT-SAM, Roseane Garcia de Souza, o seminário ampliou a visão sobre os riscos e responsabilidades na jornada da água, ao reunir diferentes olhares e setores. “O evento trouxe um panorama completo, do manancial ao consumidor, trabalhando toda a questão da gestão de risco. Como próximos passos, vamos retomar as apresentações nas reuniões da CT-SAM, aprofundar as discussões e transformar os temas abordados em propostas concretas”, explicou.

A coordenadora-adjunta da CT-SAM, Cassiana Coneglian, destacou a importância de discutir a qualidade da água bruta no evento e de valorizar as boas práticas locais apresentadas no “Pitch da Água”, que encerrou o encontro. “As palestras mostraram o quanto precisamos focar no manancial. Não basta ter tecnologias de ponta — a facilidade de tratar a água depende da qualidade da água bruta. O Pitch da Água evidenciou pequenas ações que estão sendo realizadas nas Bacias PCJ e que fazem grande diferença para a qualidade e segurança da água”, avaliou.

ABERTURA E MESAS REDONDAS

O evento contou com a participação de Luiz Roberto Del Gelmo, presidente da DAE Jundiaí, que participou da abertura institucional ao lado de representantes da Agência e Comitês PCJ, Sergio Razera, Denis Herisson e Roseane de Souza.

As mesas redondas reuniram diversos especialistas e profissionais do setor. A Mesa I – Políticas Públicas de Mananciais para Abastecimento de Água, moderada por Diego de Oliveira Pinto (Sanasa e membro da CT-SAM), contou com apresentações de Afonso Peche (pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas – IAC), Alexandra Facciolli Martins (promotora de Justiça do Gaema Piracicaba) e Sergio Razera (diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ).

Na Mesa II – Tecnologias de Tratamento de Água, sob moderação de Karen Cristina Tasaka (DAE Jundiaí e membro da CT-SAM), os palestrantes foram Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho e Dr. José Carlos Mierzwa, ambos da Escola Politécnica da USP, que abordaram inovações e tecnologias para o futuro do consumo humano e do reuso de água.

Encerrando as discussões, a Mesa III – Gestão dos Recursos Hídricos e Segurança no Saneamento, moderada pelo Prof. Mauricio Cruz Mantoani (CENA/USP), contou com apresentações de Roseane Maria Garcia Lopes de Souza (ABES-SP e CT-SAM/PCJ), Rodrigo Lopes de Freitas Leitão (diretor técnico-operacional da ARES-PCJ) e Adam Pinto (superintendente da Funasa-SP), que destacaram temas como planos de segurança da água, regulação e doenças relacionadas ao saneamento inadequado.

O evento consolidou o espaço da CT-SAM e Comitês PCJ como fórum estratégico para promover conhecimento, integração e boas práticas em prol da saúde ambiental e da segurança hídrica nas Bacias PCJ.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support