Evento virtual abordou histórico, situação atual e metas do enquadramento do rio, reforçando a importância da participação social e dos investimentos em saneamento
23 de setembro de 2025

Os Comitês PCJ promoveram, no dia 23 de setembro, o 6º webinário da série “Conversando sobre o Rio Jundiaí”, com o tema “Desafios do enquadramento”. O encontro on-line, organizado pela Câmara Técnica de Outorgas e Licenças, por meio do GT-Enquadramento dos Corpos d’Água, reuniu representantes de órgãos gestores, empresas de saneamento, prefeituras, técnicos, estudantes e a sociedade civil para debater os avanços, desafios e próximos passos do enquadramento do Rio Jundiaí.
A abertura contou com falas da coordenadora da CT-OL, Ariana Rosa Bueno Damiano, do secretário-executivo do CBH-PCJ e PCJ Federal, Denis Herisson da Silva, e do coordenador do GT-Enquadramento, Danilo Resende de Moraes.
Durante o evento, realizado na data em que se celebra o “Dia do Rio Jundiaí”, foi apresentado o histórico do enquadramento do rio, que passou de Classe 4 para Classe 3 entre 2016 e 2017. Relatórios recentes apontam trechos ainda em desacordo com os parâmetros exigidos. A situação reforça a necessidade de ações contínuas de saneamento, recuperação de matas ciliares, controle de efluentes e planejamento de uso do solo, bem como a articulação entre municípios, Estado e União para garantir os investimentos necessários.
Nos painéis seguintes, os debatedores discutiram aspectos técnicos e ações necessárias para manter e melhorar a qualidade da água. Participaram, além de Ariana e Danilo, Nádia Zacharczuk (DAE Jundiaí), Vanessa Cristina do Carmo Kühl (Consórcio Intermunicipal do Ribeirão Piraí) e Igor Alessandro Serra (Dedini S.A.), que trouxeram visões complementares sobre saneamento, gestão integrada, recuperação ambiental, combate à poluição difusa e engajamento social.
Os expositores destacaram que o enquadramento não é apenas um instrumento técnico, mas um compromisso coletivo para assegurar água de melhor qualidade às populações atendidas, incentivar o desenvolvimento sustentável e orientar políticas públicas.
O webinário buscou aproximar o público do tema com linguagem acessível, apresentações didáticas e espaço para interação ao vivo, além do reforço em relação às metas e prazos do Plano das Bacias PCJ 2020-2035 e de manter um esforço coletivo entre municípios, Estado, empresas e sociedade civil para que as metas estabelecidas para o Rio Jundiaí sejam efetivamente alcançadas.
Ao final, foram apresentados os resultados da pesquisa on-line realizada com os participantes no início do webinário, na qual foram feitas quatro perguntas: “Como você acha que a sociedade pode cuidar do Rio?”; “Você considera o Rio Jundiaí próprio para o abastecimento público?”(74,2% responderam “Não” e 25,8%, “Sim”); “Será possível um dia nadarmos no Rio?”(74,2% responderam “Sim” e 25,8%, “Não”); e “Na sua opinião, o que precisa ser melhorado para a efetivação do enquadramento?”.
O evento reforçou que o sucesso do enquadramento do Rio Jundiaí depende do esforço conjunto de todos os atores envolvidos e do engajamento da sociedade para que as metas estabelecidas sejam efetivamente alcançadas. “A gente vai trabalhar essas informações no GT e na CT-OL e ver como podemos contribuir nessa efetivação e nesse acompanhamento que tem sido feito do enquadramento do Rio Jundiaí. Gostaria de agradecer a participação de todos”, destacou Ariana, ressaltando que “evitar desperdício e poluição da água é tarefa de todos”.
Assista ao webinário na íntegra:

