Atividade ocorreu durante a 129ª Reunião Ordinária, na qual também discutiu o novo formato do “Jovem, Vem para o PCJ”, Inteligência Artificial na EA e recomposição do GT-Plano de Capacitação
18 de fevereiro de 2025
Uma oficina sobre “Indicadores de Impacto de Educação Ambiental para o Plano de Bacias PCJ” foi realizada durante a 129ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental, nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, por videoconferência. O encontro virtual foi conduzido pela coordenadora adjunta da CT-EA, Adriana Sacioto, devido à ausência da coordenadora Ana Lúcia Vieira, que estava de férias.
A oficina foi desenvolvida por Malu Palmieri, coordenadora do Grupo de Trabalho de Política de Educação Ambiental, com base no projeto “Plataforma de Monitoramento e Avaliação do Plano de Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”, financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), coordenado pela USP e que tem a Agência das Bacias PCJ como parceira. Malu é a representante da CT-EA no projeto, cujo pesquisador responsável é o professor Tadeu Malheiros, coordenador da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) dos Comitês PCJ.
Na atividade, os membros da CT-EA foram divididos em quatro salas virtuais para discutir os indicadores sugeridos pelo GT-Política EA e propor novos. Cada grupo debateu um dos quatro eixos de indicadores:
- Ações: intervenções socioambientais geradas pelo processo formativo/comunicativo
- Subjetividade (percepção): mudanças na percepção dos participantes a partir da participação no processo formativo/comunicativo
- Conhecimentos/habilidades/atitudes/comportamentos: conhecimentos, habilidades, atitudes, competências e comportamentos construídos a partir do processo educativo/comunicativo
- Participação social: contribuição do processo formativo/comunicativo para a participação social na gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ
“A ideia era que todos contribuíssem no texto. Foi para a gente “esquentar” os motores”, comentou Malu, que esclareceu que o trabalho está “bem no início” e que ainda há muito a ser feito. O tema será retomado na próxima reunião do GT, a ser agendada. Malu enfatizou que a educação ambiental é fundamental para a construção da cidadania e para a gestão dos recursos hídricos. A criação de indicadores permitirá avaliar os impactos das ações de educação ambiental previstas no Plano de Bacias assim que forem implementadas.
Inteligência Artificial e Educação Ambiental
Na reunião, Malu Palmieri também fez uma apresentação sobre “Inteligência Artificial e Educação Ambiental”, na qual ensinou os participantes a usarem a tecnologia disponível para aprimorar projetos, eventos e atividades na área de Educação Ambiental. A apresentação foi bastante elogiada pelos membros da CT-EA.
“É um tema que tem me trazido bastante curiosidade. Acredito que pode nos ajudar muito. Precisamos explorar as potencialidades dessa ferramenta, que representa uma verdadeira revolução”, destacou Malu.
“É um assunto interessante demais. E pode colaborar bastante no nosso trabalho na CT-EA”, destacou Adriana. A coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ, Kátia Gotardi, ainda convidou Malu para ministrar uma capacitação interna para os colaboradores da instituição. “Eu admiro aquele que faz a diferença. E você fez a diferença para mim hoje”, elogiou.
Jovem, Vem para o PCJ
O cronograma de trabalho para o novo formato do projeto “Jovem, Vem para o PCJ” (2025-2027) também foi apresentado. As informações foram compartilhadas por Kátia Gotardi e Stefani Barros, da Coordenação de Gestão da Agência PCJ.
O projeto prevê a participação de 12 a 36 jovens, de 20 a 30 anos, e também de pessoas com mais idade, mas “jovens de conhecimento”. O objetivo é prepará-los para se tornarem futuros membros dos Comitês PCJ. Cada jovem terá um tutor, membro da respectiva Câmara Técnica.
A formação será on-line, com possibilidade de participar de reuniões presenciais a partir de 2026. No curso, os participantes aprenderão como funcionam os Comitês, qual o papel de cada representante nos colegiados, como são preparadas as deliberações, o que são PAP (Plano de Aplicação Plurianual) e POA(Plano Orçamentário Anual), entre vários outros assuntos.
Com o apoio da Agência PCJ, o projeto está sendo construído no GT-Educomunicação, que terá mais três reuniões para discutir o assunto nos dias 11/03 (14h); 19/03 (14h); e 04/04 (14h). O grupo está elaborando o edital de seleção dos participantes, a programação do projeto e a definição dos palestrantes e do tema para esse novo formato. “Nós não somos eternos. Hoje estamos aqui e amanhã? É importante ter pessoas preparadas para o futuro. Não queremos fazer disso uma escola. Queremos preparar pessoas”, ressaltou Kátia. “A ideia é somar esse trabalho do Jovem vem para o PCJ com algumas de nossas atividades, para a gente ter uma visão de fora, não só a nossa”, acrescentou.
Linguagem Simples
Os membros da CT-EA também discutiram um projeto para adotar a “Linguagem Simples” nas divulgações, conforme preconizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A proposta, sugerida pelo coordenador da CT-MH, Alexandre Vilella, será articulada pela CT-EA com as demais CTs.
Plano de Capacitação
Na reunião, também foi definida a recomposição do Grupo de Trabalho do Plano de Capacitação dos Comitês PCJ (GT-PCap), responsável por aprovar o relatório de 2024 e planejar o próximo ciclo (2026-2030). A próxima reunião está marcada para o dia 06/03, às 9h, por videoconferência.