Encontro apresentou os avanços da capacitação contratada pela Agência das Bacias PCJ e reforçou a importância da continuidade dos trabalhos nos municípios.
06 de dezembro de 2024
A 3ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Mananciais (CT-Mananciais) dos Comitês PCJ foi realizada no dia 06 de dezembro de 2024. O encontro, conduzido por Cristiano Krepsky, indicado e eleito como coordenador ad hoc da reunião, teve como tema principal a capacitação oferecida pela Agência das Bacias PCJ aos municípios para a elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e Cerrado (PMMA/Cerrado).
A reunião contou com a participação de representantes da empresa Tractebel, responsável pela condução do projeto. Marcelo Oliveira, Kelly Antunes e Catarina Buseli Doro apresentaram o histórico e a justificativa da contratação, os objetivos e as aplicações dos PMMA/Cerrado, além das etapas de capacitação realizadas.
A Analista de Planejamento e Articulação Socioambiental Paula Gonçalves, da Coordenadoria de Meio Ambiente de São Pedro, compartilhou a experiência do município na elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica, destacando a participação popular e o envolvimento do poder legislativo. Representando Campinas, Juliano Braga e Gabriel Neves apresentaram os projetos “Plano Municipal do Verde (PMV)” e “Reconecta”, que visam a conservação e recuperação de áreas verdes na cidade.
A capacitação, contratada pela Agência das Bacias PCJ, foi estruturada em cinco módulos, somando 52 horas de carga horária, com aulas remotas e presenciais realizadas em Bragança Paulista, Campinas e Piracicaba. Além disso, os municípios contaram com 300 horas de consultoria individualizada, oferecida pela Tractebel, para apoiar a elaboração das minutas dos planos.
Dos 76 municípios que integram as Bacias PCJ, 57 demonstraram interesse inicial, sendo que 36 permaneceram na capacitação até o final. Até o momento, 26 municípios entregaram suas minutas, requisito para a certificação.
Durante o encontro, Krepsky reforçou a importância da continuidade dos trabalhos, mesmo em períodos de transição política nos municípios: “A gente continuará trazendo essa temática, especialmente nessa época de transição política nos municípios, para que os trabalhos não se percam e possamos seguir com a aprovação dos planos no Condema. Muitos avanços ainda estão por vir”
A próxima reunião da câmara está agendada para o dia 26 de fevereiro de 2025, às 9h30, em Jaguariúna/SP.