| ÚLTIMAS

Câmara Técnica de Educação Ambiental discute projeto de aprimoramento do Plano de Bacias PCJ

Projeto financiado pela Fapesp foi apresentado na 128ª Reunião da CT-EA, em Vinhedo

03 de dezembro de 2024

A 128ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) ocorreu no dia 03 de dezembro, no Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi). Entre os principais assuntos discutidos esteve a importância de indicadores para medir os impactos das ações de educação ambiental previstas no Plano de Bacias PCJ.

Durante o encontro, foi apresentado o projeto “Plataforma de Monitoramento e Avaliação do Plano de Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”, financiado pela Fapesp, coordenado pela USP e que tem a Fundação Agência das Bacias PCJ como parceira. A iniciativa foi detalhada por Maria Luísa Bonazzi Palmieri (Malu), especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais – IPA/Semil e representante da CT-EA no grupo de trabalho que está atuando no projeto nos Comitês PCJ. Ela destacou a relevância do projeto:

“A educação ambiental é fundamental para a construção da cidadania e para a gestão dos recursos hídricos. Com esse projeto, vamos ajudar na criação de indicadores para avaliar os impactos das ações de educação ambiental previstas no Plano de Bacias assim que elas forem implementadas. No Brasil, de maneira geral, ainda carecemos de indicadores de educação ambiental dessa natureza, então, o que estamos desenvolvendo aqui é muito importante e pode inspirar iniciativas semelhantes em âmbito nacional.”

A reunião foi mediada pela coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira, e contou também com a participação de Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ. Andréa compartilhou reflexões sobre sua participação no VI Seminário de Água: Ecossistemas Aquáticos e Biodiversidade, realizado em outubro no auditório do CENA-USP, em Piracicaba (SP). Durante o evento, ela abordou o impacto das mudanças climáticas nos aquíferos e a necessidade de priorizar populações mais vulneráveis:

“Os aquíferos estão cada vez mais escassos devido às alterações no fluxo da água, o que nos gera preocupação e reforça a necessidade de ampliar nossa atuação. Nesse contexto de aumento das temperaturas globais, a educação ambiental se torna essencial para preparar as comunidades e mitigar os impactos.”

Outro ponto de destaque da reunião foi a apresentação da coordenadora de gestão da Agência das Bacias PCJ, Kátia Gotardi, que relatou ações realizadas em 2024 e os desafios e oportunidades previstos para 2025. Entre as iniciativas, Kátia mencionou a reestruturação do projeto “Jovem, Vem para o PCJ”, a implementação do programa Propriedade Rural Amiga da Água e o desenvolvimento do Plano de Capacitação dos Comitês PCJ para 2026-2029. Ela enfatizou a importância do planejamento para garantir a continuidade e o impacto das ações:

“O planejamento é essencial para definir o começo, o meio e o fim de cada ação, seja ela um projeto, capacitação ou material didático. Assim, conseguimos assegurar a implementação e fortalecer a formação de uma massa crítica na sociedade, sensibilizando diferentes públicos para a gestão dos recursos hídricos.”

A educadora ambiental Rosangela Grigolleto apresentou o vídeo finalista do Prêmio Gota d’Água 2024, produzido por alunos do 6º ano do Clube de Educação Socioambiental Plantinhas, da EM Centro Integrado de Cidadania (CIC) Eduardo Von Zuben. Ela destacou o papel dos Comitês PCJ como espaço de troca e atualização:

“Faço parte dos Comitês há bastante tempo, e é aqui que renovamos ideias e trocamos informações sobre o que está acontecendo nas Bacias. Além disso, é um espaço de encontro e aprendizado contínuo.”

Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira celebrou a última reunião do ano, que, segundo ela, foi concluída com a sensação de dever cumprido. “É olhar para trás e ver que conseguimos consolidar nosso plano de trabalho, além de projetar o que teremos para o próximo ano. É uma oportunidade de fazer projeções, sonhar e traçar novas metas”, acrescentou a coordenadora.

Participação de autoridades municipais
A abertura da reunião contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Rogério Levy Machado, do Secretário Municipal de Planejamento Ambiental, José Carlos Bellussi Junior, e da educadora ambiental da Sanebavi, Ana Paula Saraiva.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support