| ÚLTIMAS

Reunião da CT-ID conta com quatro palestras sobre pesquisas universitárias

Encontro foi sexta-feira, 20/09, na Escola de Economia e Negócios da PUC-Campinas

20 de setembro de 2024

Quatro palestras foram proferidas durante a 111ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias, realizada na sexta-feira, dia 20 de setembro de 2024, na Escola de Economia e Negócios da PUC (Pontifícia Universidade Católica) – Campinas. As três palestrantes mulheres participaram do encontro por videoconferência.

A primeira apresentação foi sobre a “Tarifa dos serviços de abastecimento de água no Brasil e impactos nas populações de baixa renda”, realizada pela doutoranda Thalita Salgado Fagundes, da Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (EESC/USP) e do Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa (IST/ULISBOA).

A segunda palestra foi sobre “Tecnologias inovadoras para o monitoramento da segurança hídrica das Bacias PCJ”, com o professor Orandi M. Falsarella, da PUC-Campinas. Na terceira apresentação, a professora Maria Mercedes Gamboa Medina, do Instituto de Estudos Avançados da USP, falou sobre o “Aprendizado de máquina para gerenciamento de redes de distribuição de água”.  A última palestra foi com Cristina Doritta (IEA/USP), que explanou sobre “Ambientes de inovação e startups de base tecnológica no  setor de recursos hídricos e saneamento”.

O coordenador da CT-ID, professor Tadeu Malheiros, ressaltou a importância das palestras como forma de fomentar a difusão de novas tecnologias. “Essa atividade está alinhada à competência e ao desafio da nossa câmara. A CT-ID tem como objetivo promover e estimular a difusão de novas tecnologias que estão lá fora e novas tecnologias também que estão sendo desenvolvidas dentro da própria bacia. É importante estimular a inovação na gestão da bacia e no gerenciamento dela lá nas pontas das empresas. Então, essas palestras elas, primeiro, mostram como que a universidade está fazendo isso por meio dos seus programas de pós, como esses programas de pós têm potencial para dialogar com as instituições, por exemplo, o caso da Maria Gamboa, da Cris Doritta. Com o trabalho de São José dos Campos, da Thalita, como é que ela fez isso, inclusive, com outros atores, pra mostrar que é possível essa integração. E a turma conhece, vê como é possível e isso tudo estimula também a mais pessoas participarem e se envolverem”, explicou.

Durante o encontro, houve ainda debate sobre os programas de pós-graduação (mestrado, doutorado e pós-doutorado) das universidades PUC e USP,  relacionadas ao PPPP-FAPESP (Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).  “Nós temos dois projetos aprovados na parceria das universidades PUC, USP e com a Agência das Bacias PCJ. Um deles é voltado para a questão das perdas, educação ambiental e a criação de benchmarking, para administrar o que existe, tanto de recurso acadêmico quanto de experiência profissional. No outro projeto temos a questão da incorporação de tecnologias inovadoras, basicamente de informação e comunicação, na perspectiva de controle de segurança hídrica, assim por diante, e gestão de recursos hídricos. Estamos fazendo contatos. Fizemos ontem com a DAE Jundiaí e hoje com a Sanasa Campinas. Para levar a eles a possibilidade de que caso haja interesse deles em desenvolver um mestrado, um doutorado, um pós-doutorado para aqueles que têm, que eles possam desenvolver projetos pessoais de investigação utilizando a experiência que eles têm no campo com os projetos que nós já temos aqui”, comentou o coordenador-adjunto da CT-ID, Duarcides Mariosa.

Os participantes do encontro também aprovaram a entrada de um novo membro na Câmara Técnica: Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP – DR Bragança Paulista), que terá como representantes Michele Consolmagno (titular) e Luís Bernardino Arnal de Barrio (suplente).

A reunião ainda contou com a participação de Luan Otaviano, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (RJ), que falou sobre sua pesquisa de doutorado, que trata de um conjunto de indicadores relacionados à contaminação da água por agrotóxicos.  Otaviano ressaltou que adotará as Bacias PCJ como uma das áreas de seu estudo e buscou estreitar laços com os membros da CT-ID.  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support