| ÚLTIMAS

CT-SAM discute valores do CONAMA relativos ao uso da água para tratamento visando potabilidade

Em reunião virtual, membros também debateram sobre evento presencial que a Câmara Técnica vai promover em Limeira (SP)

27 de agosto de 2024

Uma proposta de revisão da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)  número 357/2005 foi  tema de apresentação na 108ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM), realizada nesta terça-feira, dia 27 de agosto de 2024, por meio de videoconferência. Os palestrantes foram Rogério Santamaria e Ana Cristina Persicano, representantes da Sanasa Campinas e Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), que trataram sobre os valores do CONAMA relativos ao uso da água para tratamento visando potabilidade.

A resolução dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes.  A apresentação foi focada em água para tratamento para consumo humano, tendo como referência a Portaria GM/MS número 888/2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. “De forma nenhuma essa é uma proposta fechada. É um início de proposta”, explicou Rogério.

Entre as sugestões apresentadas por Rogério e Ana estão: “seguir o modelo da Portaria 888, que informa em suas tabelas o número do CAS (Chemical Abstract Service) da substância requerida, evitando confusões e orientado os analistas; avaliar a tabela de padrões organolépticos da Portaria 888 para águas brutas para tratamento para consumo; revisar termos pouco objetivos utilizados como referência; comparar os parâmetros que constam na Portaria 888, com risco à saúde, com a resolução CONAMA 357/05; avaliar os limites do número de células de cianobactérias e acrescentar a detecção das concentrações de cianotoxinas, conforme a Portaria 888; avaliar a pertinência de incluir os subprodutos de desinfecção presentes na Portaria 888 e na Resolução CONAMA 357; avaliar a pertinência de manter os parâmetros da Resolução CONAMA 357 que não foram excluídos na Portaria 888; substâncias que não são avaliadas em água tratada, mas de clara pertinência à qualidade de águas brutas devem permanecer no CONAMA; substituição do parâmetro Coliformes Termotolerantes pelo parâmetro Escherichia coli; e contemplar os protozoários como parâmetro de avaliação da qualidade”.

A coordenadora da CT-SAM, Roseane Garcia de Souza, explicou que a intenção é reunir as sugestões de todos os membros em um único documento, que depois será encaminhado à Secretaria Executiva dos Comitês PCJ. As propostas contemplam os cinco eixos: abastecimento de água para uso humano;  abastecimento de água para uso animal; recreação em corpos d’água; irrigação; e  preservação da vida aquática. O assunto deverá ser tratado em reunião do Grupo de Trabalho de Laboratórios para análises de águas e efluentes (GT-Laboratórios) da CT-SAM.

Na reunião houve ainda repasses sobre o Webinar da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural, realizado no dia 21 de agosto com o tema “Planos Municipais de Saneamento Rural: Caminhos para a Sustentabilidade e a Saúde”. A apresentação foi feita por dois convidados, o coordenador da CT-Rural, João Baraldi e Ana Lucia Brasil.

Outro item de pauta foi a aprovação de novo membro na CT-SAM, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP-DR Bragança Paulista), representado por Michele Consolmagno (titular) e Luís Bernardino Arnal de Barrio (suplente).   “Quanto mais membros na CT-SAM, melhor para a Câmara trabalhar em um objetivo comum”, avaliou Roseane.

A coordenadora ainda divulgou uma nova resolução da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, número 195, de 9 de agosto deste ano. O assunto deverá ser discutido em reuniões futuras.

Durante o encontro, os participantes também conversaram sobre o evento presencial “Segurança da Água: Visão de Presente e Futuro”, que a CT-SAM vai promover no dia 29 de outubro de 2024, na Faculdade de Tecnologia da Unicamp, em Limeira (SP). O seminário acontecerá em conjunto com a 109ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica. A programação ainda está sendo construída.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support