| ÚLTIMAS

CT-OL discute sobre ajustes no Sistema de Outorga Eletrônica

Reunião da Câmara também serviu para apresentar sugestões para a Tomada de Subsídios 001/2024 do DAEE sobre a Portaria Geral de Outorgas

23 de agosto de 2024

Um dos assuntos tratados na 110ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças foi sobre ajustes no Sistema de Outorga Eletrônica (SOE). O encontro aconteceu nesta sexta-feira, dia 23 de agosto, por meio de videoconferência.  Neste item de pauta, o objetivo foi debater sobre os pontos de destaque que devem ser esclarecidos aos usuários de recursos hídricos superficiais e subterrâneos.  A reunião foi conduzida pela coordenadora Cecília Barros Aranha e pela coordenadora-adjunta, Ariana Rosa Bueno  Damiano.

A principal questão abordada foi sobre a notificação automática, uma nova funcionalidade do SOE, que está sendo vinculada às dispensas de outorga relacionadas à água subterrânea. Na mesma reunião, foram apresentadas pela coordenação da Câmara Técnica sugestões para a Tomada de Subsídios 001/2024 do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) sobre a Portaria Geral de Outorgas. A consulta pode ser acessada neste link:  https://participacao-social.ana.gov.br/Consulta/195.

Segundo informações do DAEE, o órgão está apresentando para tomada de subsídio uma proposta de Portaria Geral de Outorgas, resultante de um trabalho meticuloso de revisão, unificação e aperfeiçoamento dos critérios e procedimentos administrativos para requerimento e obtenção de outorgas de direito de uso de recursos hídricos no Estado de São Paulo, que se encontram dispersos em um conjunto de Portarias vigentes sobre o tema, publicadas em 2017.

A reunião serviu também para a apresentação dos informes do GT-Enquadramento dos Corpos d’Água. Um deles foi sobre os preparativos para o 5º Webinar Conversando sobre o Rio Jundiaí, que será realizado pela CT-OL no dia 23 de setembro de 2024, com o tema “Nosso papel na despoluição”.  As informações foram prestadas pela coordenadora do GT, Maria Carolina Hertel Dutra, e Danilo Resende de Moraes.

No encontro, houve ainda a apresentação de ações de desassoreamento do Programa Rios Vivos no município de Artur Nogueira, realizada pela superintendente do SAEAN (Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira), Gabriela Montoya. Gabriela explicou a situação hídrica do município, que vem sofrendo com a estiagem. “A situação é bem grave porque não tem chuva”, comentou.  Ariana questionou sobre o plano de zeladoria nas obras realizadas pelo Programa Rios Vivos, que será providenciado pelo SAEAN, segundo a superintendente.  

A coordenação da CT-OL também divulgou a audiência pública sobre o projeto de lei complementar 35/2024, de autoria do governador, que dispõe sobre o regime jurídico das agências reguladoras estaduais e transforma o Departamento de Águas e Energia Elétrica(DAEE) em Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP-ÁGUAS), com as presenças da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e do Secretário Executivo Estadual de Parcerias em Investimentos.

A próxima reunião da CT-OL (111ª) será no dia 18 de outubro de 2024, no Parque das Águas (Sanasa), em Campinas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support