Integrantes também conheceram as atualizações da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, que segue para discussão em plenária
20 de agosto de 2024
Com objetivo de difundir a educação ambiental como ferramenta de mobilização e transformação da sociedade, a Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) tem programado, ao longo do ano, diversos projetos voltados à gestão de recursos hídricos, com apoio da Coordenadoria de Gestão da Agência das Bacias PCJ. Em reunião realizada no dia 20 de agosto, por videoconferência, a coordenadora de Gestão, Kátia Gotardi, apresentou alguns dos projetos incluídos no Plano de Trabalho 2024/2025, articulados em consonância com a Política de EA.
Uma das ações classificadas como prioritárias é a capacitação dos integrantes dos Comitês, por meio da realização de processos formativos formais, entre eles o oferecimento do Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos, em parceria com a Fumep, que já está em seu 11º ano.
A coordenadora destacou também processos formativos voltados aos proprietários rurais, aos educadores e educandos; representantes dos poderes legislativo, executivo, judiciário e líderes comunitários; aos gestores e Técnicos Operadores de ETE e ETA; e aos jovens com o projeto “Jovem Vem Para o PCJ”. “Educação ambiental se faz com vários atores sociais, por isso estamos nos dedicando para organizar projetos efetivos e concretos e dar todo o apoio ao Comitê, buscando ampliar cada vez mais o conhecimento sobre o tema”, afirmou Kátia.
Também na reunião, a engenheira ambiental e ex-colaboradora da Agência PCJ, Cláudia Coleoni, e o coordenador da CT-Mananciais, João Demarchi, apresentaram o projeto Jogos Sérios, desenvolvido pelo SEI (Instituto Ambiental de Estocolmo) – América Latina, como instrumento de comunicação, capacitação e educação nas Bacias PCJ, contribuindo para potencializar o processo de aprendizagem de forma atrativa e divertida.
Durante o encontro, também foram apresentadas atualizações sobre revisão da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, que segue, agora, para votação na 31ª reunião extraordinária dos Comitês PCJ, que acontecerá no dia 30 de agosto, por videoconferência. A apresentação foi feita pela coordenadora do GT-Política, Maria Luísa Bonazzi Palmieri.
Outros tópicos abordados foram os repasses sobre o Processo Eleitoral da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA); Decreto PNEA (atualização do Projeto de Lei nº 6.230/23); e 1º Fórum Brasil das Águas; e aprovação de novos membros do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo representados por Michele Consolmagno (titular) e Luís Bernardino Arnal de Barri (suplente).
A próxima reunião ordinária da CT-EA (127ª) está agendada para 15 de outubro, às 9h, por videoconferência.