| ÚLTIMAS

“Itemização de Ações na Gestão de Controle de Perdas” é tema de palestra na CT-SA

Assunto foi apresentado por Luciano Novaes, sócio-diretor e fundador da Novaes Engenharia

06 de junho de 2024

A Itemização de Ações na Gestão de Controle de Perdas de água foi um dos principais assuntos da  121ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ, realizada nesta quinta-feira, dia 6 de junho, por meio de videoconferência.

A palestra foi proferida pelo sócio-diretor e fundador da Novaes Engenharia, Luciano Novaes, que ressaltou que o número de referência para perdas no sistema de distribuição no Brasil deve ser o de 20%. “Um dos grandes problemas que eu encontro nos municípios que a gente vai é a falta de continuidade. É um dos grandes problemas culturais do Brasil”, comentou o especialista. Como exemplo, ele citou que pode demorar 10 anos para reduzir as perdas e depois, se não forem adotadas mais ações, em três anos volta tudo novamente. Novaes ressaltou que o município de Votorantim pode servir de modelo para outras cidades, pois conseguiu reduzir de 48% para 20%(média dos últimos dois anos).

Os principais motivos de perdas, segundo ele, são os vazamentos, submedição dos hidrômetros e fraudes(gatos). Já os motivos para os vazamentos são os materiais de qualidade ruim, mão de obra não qualificada e pressões elevadas. O palestrante destacou que um grande problema também é a falta de cadastro técnico do sistema. De acordo com Luciano, os motivos principais para a falta de cadastro são a mudança do cargo de prefeito e dos gestores responsáveis pelo sistema de abastecimento de água; e o fato de muitas informações ficarem na cabeça dos profissionais, não tendo a cultura de passar para o papel.

Durante o encontro, os membros da CT-SA também debateram sobre o andamento das ações do Grupo de Trabalho (GT)-Perdas, apresentado pelo coordenador da CT-AS, Mateus Arantes. No dia 5 de junho, foi realizada a quarta reunião do grupo. Todos os participantes trouxeram demandas importantes para o documento final, que deve ficar pronto em outubro.

A próxima reunião será no dia 4 de julho, quando deverá ser definida uma sequência lógica dos itens para a melhor evolução e estruturação. Em 5 de agosto, o GT-Perdas criar um modelo de processo para o alcance da realização de cada item. Em 5 de setembro, o grupo volta a se encontrar para criar parâmetros mínimos para a adimplência no processo de captação de recursos financeiros. No dia 7 de outubro, o GT deverá concluir a minuta de uma normativa, um documento norteável dentro da bacia para que os órgãos possam seguir. Entre os itens levantados, alguns o custeio deve ser de responsabilidade dos prestadores de serviço, enquanto outros possuem a possibilidade de financiamentos com o apoio dos Comitês PCJ.

“A gente tem visto que a redução de perdas vai resolver boa parte dos problemas que temos nas Bacias PCJ”, destacou Arantes. O coordenador de Projetos da Agência das Bacias PCJ, Diogo Pedrozo, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido. “As discussões no grupo estão enriquecendo, estamos evoluindo cada vez mais”, observou. Pedrozo disse que a ideia é “chegar a um patamar em que as Bacias PCJ seja referência no assunto”. “É um trabalho árduo, porque perdas precisa de atuação constante, diária e intensa”, avaliou.

Os membros da CT-SA ainda discutiu sobre a organização do evento “Combate a perdas de água: Encontro para a eficiência hídrica”, que deverá acontecer no dia 22 de agosto, na 122ª Reunião da CT-AS, na Unicamp, em Campinas(SP). Para isso, foi criada uma comissão organizadora. Os membros são Mateus Arantes e Patrícia Calegari, ambos da Prefeitura de Louveira; Leandro Garcia da Costa e Álvaro André Francato (PUC-Campinas); Mona Pavan Ribeiro (BRK Ambiental); Flavia Pizani (Prefeitura de Limeira); e Luana Matos (Unicamp). A primeira reunião da comissão deve acontecer até o dia 20 de junho.

Houve também a aprovação de um novo membro na CT-SA: a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, representada por Célia Maria Campos(titular), Fernanda Dias Pereira e Leandro Ramalho(suplentes).

Outro item de pauta foi a atualização de data e local de reuniões da CT-SA previstas para 2024. A 122ª Reunião que seria dia 8 de agosto vai ser dia 22 na Unicamp, em Campinas. A 124ª Reunião, de 5 de dezembro, que seria presencial, passará a ser virtual.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support