| ÚLTIMAS

CT-PB debate sobre o andamento da revisão da cobrança pelo uso da água

Na reunião virtual, membros também discutiram sobre processo de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos

28 de maio de 2024

O andamento dos estudos sobre a revisão das Cobranças PCJ Paulista e Federal foi um dos principais assuntos debatidos durante a 105ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica do Plano de Bacias dos Comitês PCJ, realizada na manhã desta terça-feira, dia 28 de maio, por meio de videoconferência. Os trabalhos foram comandados pelo coordenador da CT-PB, Gustavo Arthur Mechlin Prado (ASSEMAE), e pela coordenadora-adjunta, Raquel Eliana Metzner (IPSA-C).

A apresentação do tema foi feita por André Luiz Sanches Navarro, coordenador do GT-Cobrança. Na ocasião, os membros avaliaram e aprovaram a sugestão de uma minuta de deliberação ad referendum que altera o cronograma sobre a revisão dos mecanismos e valores vigentes de cobrança pelo uso de recursos hídricos de domínio da União e do Estado de São Paulo das Bacias PCJ. O documento sugere a prorrogação, até maio de 2025, da discussão sobre o assunto no âmbito das Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ e, até junho de 2025, da discussão no Plenário dos Comitês PCJ e encaminhamentos para discussões nos Conselhos Nacional e Estadual de Recursos Hídricos (CNRH e CRH-SP).

A minuta de deliberação deverá ser apreciada na 93ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL), que acontecerá no dia 7 de junho de 2024, por meio de videoconferência. Depois, com a aprovação na CT-PL, o documento deverá ser votado na plenária (30ª Reunião Extraordinária dos Comitês PCJ – CBH-PCJ, PCJ FEDERAL, CBH-PJ1), em 28 de junho, no município de Holambra.

“A definição desses valores é fundamental para o planejamento dos Comitês”, ressaltou Navarro. Em sua apresentação, ele explicou o histórico dos estudos concluídos neste mês, os principais resultados das oficinas, os cenários, e as alterações metodológicas que foram propostas durante os trabalhos. A primeira reunião para iniciar a revisão ocorreu em janeiro de 2020. Em 2023, foram realizadas duas oficinas de trabalho, em março e outubro. Neste ano, houve a terceira e última oficina no final de fevereiro.  No encontro, os participantes também discutiram sobre os impactos do financiamento reembolsável até 2035 em diferentes cenários.

Outro tema discutido pelos membros da CT-PB foi quanto ao processo de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos(PERH 2024-2027). A apresentação foi feita por Luiz Ricardo Mangabeira, coordenador da Câmara Técnica de Planejamento da Coordenadoria de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (CRHi), que explicou como o plano para 2024-2027 vem sendo desenvolvido, além de falar sobre a elaboração de um plano de ação e programa de investimentos. O documento será encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

O PERH é o instrumento que estabelece as referências para a gestão dos recursos hídricos, definindo sua melhor forma de utilização, de modo a garantir a disponibilidade e a qualidade adequadas para atender aos diferentes tipos de uso e estabelecer medidas para sua proteção e conservação. O plano vem sendo atualizado/elaborado desde 1990, previsto pela Lei Estadual n° 7.663/91, com dispositivos atualizados/incorporados pela Lei n° 16.337/2026. Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas nestes dois links: link1 e link2.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support