| ÚLTIMAS

CT-ID discute ações de inovações na gestão de recursos hídricos e saneamento

Reunião on-line também serviu para aprovar Parecer Técnico sobre Relatório de Atividades da PUC-Campinas

17 de maio de 2024

“Ações de inovações na gestão dos recursos hídricos e saneamento” foi um dos principais assuntos debatidos durante a 110ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID) dos Comitês PCJ, realizada nesta sexta-feira, dia 17 de maio, por meio de videoconferência.

O tema foi apresentado em quatro palestras no encontro virtual pelo Grupo de Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo).  Os palestrantes foram Erick Sperandio Nascimento, da Universidade de Surrey (Inglaterra), que falou sobre Inteligência Artificial e sustentabilidade; Sergio Celaschi, do CTI (Centro de Tecnologia da Informação) Renato Archer, de Campinas (SP), que apresentou projetos de monitoramento hidrológico; e Dafne Fernanda Alves e Silva e Sabrina de Oliveira Anicio, ambas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP). Dafne falou sobre o projeto de criação de ambiente colaborativo entre munícipios das Bacias PCJ para universalização dos serviços de esgotamento sanitário e Sabrina apresentou uma ferramenta para tomada de decisão para a implementação de economia circular em estações de tratamento de esgoto.

“Estão aí os desafios das pesquisas. Cumprimos essa etapa de difusão do que a gente vem pesquisando dentro do grupo. Nas próximas reuniões, a gente vai trazer outro pessoal de pesquisas. A gente vai envolver também a PUC de Campinas e vamos trazendo outros dos colegas parceiros”, ressaltou o professor Tadeu Malheiros, coordenador da CT-ID, juntamente do professor Duarcides Mariosa (coordenador-adjunto). Com essas apresentações, a intenção é aproximar a Inteligência Artificial e outras ações inovadoras com a gestão de recursos hídricos, saneamento e mudanças climáticas, como essas ações podem melhorar a tomada de decisão e podem ser aplicadas na revisão do Plano de Bacias.

Durante a reunião, os membros da CT-ID também discutiram e aprovaram o Parecer Técnico CT-ID nº 01/2024, que trata da Manifestação sobre Relatório de Atividades nº 3 – Março 2024 da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas). O documento visa acompanhar os resultados do plano de trabalho estabelecido no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica entre a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) e a Fundação Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Agência das Bacias PCJ), referente ao ano de 2023.

O relatório apresenta os estudos realizados e os resultados publicados em espaços de divulgação técnica e científica, de acordo com as metas estabelecidas no Plano de Trabalho de Pesquisa durante o ano de 2023. O documento abrange os trabalhos conduzidos pelas professoras Bruna Angela Branchi, Cibele Roberta Sugahara e Denise Helena Lombardo Ferreira, em colaboração com alunos de mestrado e iniciação científica. Esses trabalhos abordam temas relacionados a Bacias Hidrográficas, Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Segurança Hídrica.

Nesse contexto, ao longo do ano de 2023, foram institucionalizados três projetos de pesquisa, divulgados 16 artigos em revistas científicas, três capítulos de livros, 24 trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais e 10 orientações de iniciação científica e mestrado. Além disso, o relatório também engloba as contribuições dos professores Duarcides Ferreira Mariosa e Orandi Mina Falsarella no contexto da gestão de recursos hídricos. Foram institucionalizados dois projetos de pesquisa, divulgados 10 artigos em revistas científicas, 12 trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos científicos nacionais e internacionais, quatro projetos de orientação de Iniciação Científica e três dissertações de Mestrado.

O encontro contou com a participação do diretor administrativo e financeiro da Agência das Bacias PCJ, Ivens de Oliveira, que falou os avanços até 2023 e sobre os investimentos previstos para este ano da cobrança pelo uso da água, além de destacar a parceria da entidade com todas as câmaras técnicas dos Comitês PCJ.  “Fiquei muito feliz com essa rica discussão em relação aos projetos de pesquisa. Gostei muito da forma como foi colocado, de se viabilizar pesquisas, de se valorizar a ciência com a utilização das diferentes fontes de recursos financeiros. Todos que comentaram até agora foram muito felizes. Nós temos muito recursos financeiros disponíveis de CAPs, CNPq, FAPESP, FINEP…recursos orçamentários na casa de milhões de reais para o Brasil todo. E nós estamos numa região muito privilegiada do ponto de vista de conhecimento, de qualificação de mão de obra e de capacitação.  Então, realmente nós temos que aproveitar todo esse nosso potencial e conseguir realizar projetos com a utilização desses recursos financeiros. São diferentes alternativas que nós podemos encontrar para continuar desempenhando o trabalho da academia e dos Comitês PCJ como um todo”, ressaltou Ivens.

A próxima reunião da CT-ID (111ª) será presencial no dia 20 de setembro, na PUC(Pontíficia Universidade Católica) de Campinas(SP).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support