| ÚLTIMAS

CT-AS retoma discussões sobre Plano de Monitoramento das Águas Subterrâneas

Reunião também serviu para debater novo curso de extensão; membros ainda fizeram visita técnica ao Observatório Abrahão de Moraes

18 de abril de 2024

A retomada das discussões sobre o Plano de Monitoramento Quali-Quantitativo das Águas Subterrâneas das Bacias PCJ foi um dos itens de pauta da 86ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas, realizada nesta quinta-feira, dia 18 de abril, na sede da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Valinhos.

O tema foi abordado pela coordenadora da CT-AS, Mariza Fernanda Silva, que também assumiu temporariamente a coordenação do GT (Grupo de Trabalho)-Controle, já que o ex-coordenador, Edilson Pentean, está trabalhando em outro Estado. ““O Plano de Monitoramento Quali-Quantitativo das Águas Subterrâneas nas Bacias PCJ é fundamental para conhecimento e acompanhamento dos usos e interferências em aspectos de quantidade e qualidade dos aquíferos. O monitoramento é o primeiro passo para iniciar a gestão sustentável das águas subterrâneas nas Bacias PCJ. Com a implementação da rede de monitoramento daremos um passo fundamental e de grande importância para as águas subterrâneas nas Bacias PCJ”, ressaltou Mariza.

Outro assunto do GT-Controle foi a atualização sobre o Termo de Referência dos Estudos para Identificação de Áreas de Restrição e Controle do uso das águas subterrâneas nos municípios de Americana e Nova Odessa. Os dois municípios estão entre as quatro áreas críticas identificadas no projeto Regionalização de Diretrizes de Utilização e Proteção das Águas Subterrâneas, realizado por DAEE/UNESP (2013), a partir da avaliação da intensidade de uso e da qualidade da água subterrânea, as quais foram classificadas como Áreas Potenciais de Restrição e Controle (ARC-PO) conforme sistema de classificação estabelecido pela Deliberação CRH nº 52/2005.

Já a coordenadora do GT-Comunicação (Divulgação), Julia Noale, e a relatora do GT e coordenadora-adjunta da CT-AS, Deborah Lunardi, falaram sobre a organização do I Fórum de Águas Subterrâneas, que deverá ser realizado pela CT-AS em fevereiro de 2025, em Piracicaba, e trará o tema “Construindo Resiliência Hídrica: Engajamento Municipal na Sustentabilidade das Águas Subterrâneas”. 

O GT-Comunicação também expôs sobre a carta resposta em relação à Proposta do Curso de Extensão em Águas Subterrâneas. A sugestão foi feita à CT-AS pelo ambientalista Francisco Moschini, de Salto (SP). A ideia é a de implantar o curso em uma escola das Bacias PCJ a ser definida, no período de agosto a dezembro deste ano. “O objetivo primordial da implementação de um curso de extensão em águas subterrâneas nas Bacias PCJ é capacitar ainda mais profissionais na gestão sustentável deste recurso hídrico. Espera-se que os participantes adquiram conhecimentos sobre disponibilidade, qualidade e uso apropriado desses recursos, além de compreenderem como integrar esses conceitos em planos municipais e de bacia. Torcemos para que a implementação do curso tenha sucesso e ocorra o mais breve possível”, comentou Deborah.

OBSERVATÓRIO ABRAHÃO DE MORAES

Após a reunião, os membros da CT-AS ainda fizeram uma visita técnica ao Observatório Abrahão de Moraes (OAM) do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), que fica em Valinhos.  O grupo foi recebido pelo professor Rama Teixeira e pela monitora e aluna de mestrado em Astronomia, Morgan Camargo. Todos puderam conhecer as instalações do observatório, cúpulas, telescópios, arredores do sismógrafo instalado no local e afloramento de rocha cristalina, onde José Luiz Albuquerque Filho, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), deu uma aula de hidrogeologia aos participantes. Mais informações sobre o observatório podem ser obtidas neste link: http://www.observatorio.iag.usp.br/.

A próxima reunião da CT-AS (87ª) será no dia 20 de junho, por videoconferência.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support