| ÚLTIMAS

GT-Empreendimentos analisa projetos de Trem Intercidades e transporte ferroviário cargas

Futuras obras vão envolver os municípios das Bacias PCJ de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas

25 de janeiro de 2024

Na quinta-feira, dia 25 de janeiro, integrantes do Grupo de Trabalho(GT)-Empreendimentos se reuniram por videoconferência  para analisar o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) dos empreendimentos “Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte e Segregação Noroeste do Transporte Ferroviário de Cargas (SNO)”, entre as cidades de São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí. A reunião foi coordenada pelo secretário-executivo do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL,  Denis Herisson da Silva.

Os empreendimentos são propostos pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e pela MRS Logística S/A e vão envolver os municípios das Bacias PCJ de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.

O material sobre os dois empreendimentos pode ser acessado neste link.  Os responsáveis apresentaram o cronograma da obra e diversos outros detalhes do projeto, como impactos ambientais previstos, incluindo os relacionados aos recursos hídricos, além de apresentarem os programas ambientais que serão implantados para prevenir riscos, entre eles o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água;  Programa de Educação Ambiental; Programa de Gerenciamento de Efluentes e Programa de Gerenciamento de Riscos e Atendimento à Emergências Ambientais durante a operação.

Diversos questionamentos foram feitos pelos membros do GT-Empreendimentos aos responsáveis. Um parecer técnico será elaborado pelo GT-Empreendimento com as considerações dos Comitês PCJ, e após aprovado pela Plenária, será encaminhado para a Cetesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo). Três audiências públicas serão realizadas pelo Governo do Estado em fevereiro.

A Secretaria Executiva também divulgou alguns links de deliberação dos Comitês PCJ para conhecimento dos empreendedores, como a Deliberação dos Comitês PCJ nº 204/14, que estabelece diretrizes para Programas de Educação Ambiental a serem apresentados no âmbito do licenciamento ambiental referentes aos empreendimentos submetidos à análise dos Comitês PCJ (https://www.comitespcj.org.br/images/Download/DelibComitesPCJ204-14.pdf); Deliberação dos Comitês PCJ nº 231/15, que aprova a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ (https://www.comitespcj.org.br/images/Download/DelibComitesPCJ231-15.pdf) ;  o Plano de Bacias PCJ 2020 a 2035  (https://plano.agencia.baciaspcj.org.br/o-plano/documentos) e o Plano de Macrodrenagem da Bacia do Rio Jundiaí (https://agencia.baciaspcj.org.br/projeto/planos-e-estudos/ ) .

O GT-Empreendimentos é formado pela Secretaria Executiva e coordenadores das 12 Câmaras Técnicas dos Comitês PCJ e tem a responsabilidade de analisar empreendimentos que pretendem se instalar nas Bacias PCJ, para os quais foram exigidos EIAs/RIMAs (Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais) ou RAPs (Relatórios Ambientais Preliminares). A análise é principalmente em relação às interferências e impactos nos recursos hídricos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support