GT-Perdas visa estabelecer padrões de eficiência e uniformidade com adesão especialmente do serviços de saneamento
14 de dezembro de 2023
Na manhã do dia 14 de dezembro, o Plenário da Câmara de Vereadores de Louveira foi palco da 118ª edição da Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA), destacando-se por debates e apresentações que delinearam os rumos estratégicos para a gestão de água na região das Bacias PCJ. Dois temas centralizaram as discussões, iniciando com a exposição do status do Projeto Piloto do Giswater no município de Capivari, o que foi apresentado por técnicos da CPS Engenharia e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Capivari (SAAE Capivari).
Em seguida, ganhou destaque a proposta e criação do Grupo de Trabalho (transitório) sobre Ações de Combate a Perdas de Água (GT-Perdas). Sergio Razera, diretor presidente da Agência das Bacias PCJ e um dos idealizadores do GT, enfatizou que o grupo visa estabelecer uma metodologia para a redução do índice de perdas, com parâmetros uniformes para todas as Bacias PCJ. “Trata-se de uma ferramenta importante, tanto que estamos vendo o volume de informações que o SAAE Capivari está se beneficiando com algo que traz ganhos. A ideia nesse momento é formar um grupo de trabalho com membros da CT-SA, mas o mais importante é a adesão das empresas de saneamento”, disse Razera.
Ele detalhou a relevância da participação desses serviços, destacando que a continuidade do trabalho em Capivari é crucial para eficácia das ações. “Temos o poder de estabelecer regras para quem busca verbas dos comitês, e quem as deseja deve cumprir essas regras. Nesse sentido, nossa proposta é que o grupo pense em como o comitê pode criar essas regras para aprimorar nossas atividades. A ideia é que esse grupo discuta metodologias para controlar efetivamente as ações, mostrando que estamos sendo eficientes e utilizando bem os recursos arrecadados”, complementou Razera.
Tadeu Malheiros, da CT-ID e coordenador da CT-SA, ressaltou a dificuldade na obtenção de dados e enfatizou a necessidade de rastrear, não para fiscalizar, mas para aprender sobre o volume de investimento, economia de energia, impacto na crise hídrica e resiliência do sistema. O Grupo de Trabalho sobre Ações de Combate a Perdas de Água (GT-Perdas) é composto Matheus Arantes (PM Louveira), André Gatti Filho (PM Louveira), Patrícia Ferreira (PM Louveira), Luiz Grisotto (ABES), Mona Pavan (BRK Ambiental), André Camargo (Ares PCJ), Fábio Sotelo (Ares PCJ), Sabrina (Assemae), Paulo Tinel (Assemae), Rafael Caravita (SAAE Capivari), Tadeu Malheiros (USP), Duarcides Mariosa (PUC), Leandro Costa (PUC) e Sueli Keiko (Sanebavi).