Apresentação foi feita pela Coordenação de Gestão da Agência PCJ
06 de dezembro de 2023
O Plano de Trabalho Anual (2024) da Coordenação de Gestão contemplando as ações em Educação Ambiental da Agência das Bacias PCJ foi um dos principais itens de pauta da 122ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA), realizada no dia 6 de dezembro na sede do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), em Nazaré Paulista (SP).
O assunto foi apresentado pela coordenadora de Gestão, Kátia Gotardi, e Daniela Tornisielo, analista responsável por acompanhar, elaborar e executar a prestação de contas de estudos, projetos e ações relacionados a Educação Ambiental, conforme o Plano das Bacias PCJ 2020/2035 e detalhamento constante do Caderno Temático de Educação Ambiental, Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias.
Durante a reunião, Kátia expôs as ações previstas, que contarão com a participação da CT-EA e esclareceu dúvidas dos membros. “A última reunião da CT-EA, aqui no Instituto IPÊ, foi muito rica e esclarecedora. Alinhamos muitas informações e cabe destacar a importância da participação da Coordenação de Gestão da Agência das Bacias PCJ, a Kátia trazendo uma série de esclarecimentos e até um resgate histórico do processo da educação ambiental nos Comitês PCJ, da questão do financiamento. Foi muito esclarecedor. Foi ótimo! Isso só tende a fortalecer as ações da educação ambiental. Nós estamos num caminho de fortalecimento muito próspero”, destacou a coordenadora da câmara técnica, Ana Lúcia Floriano Rosa Vieira. A primeira reunião do Grupo de Acompanhamento de Educação Ambiental (GA-EA) será no dia 18 de janeiro de 2024, das 9h às 12h.
Durante o encontro houve também apresentação do município-anfitrião Nazaré Paulista (SP), com o IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas)., por Andrea Pupo Bartazini. Outro item de pauta foi a apresentação de proposta de criação de um Fundo para Educação Ambiental, por Genaro Santos do Lago (Associação Ambiental Plantar). A ideia de Genaro é obter recursos para ações de educação ambiental nas Bacias PCJ por meio da renúncia fiscal de empresas. O próximo passo deverá ser a formação de um grupo gestor do fundo, a ser gerenciado pela Plantar. A iniciativa poderá contar com a participação de membros da CT-EA, mas não terá vínculo direto com os Comitês PCJ.
A educadora Laís Ferraz de Camargo, da Prefeitura de Piracicaba, ainda fez uma explanação sobre o programa “Educatrilha na Escola”, um concurso de projetos de Educação Ambiental e Cultural, desenvolvidos nas escolas municipais e particulares de Piracicaba(SP), e nas escolas estaduais sob jurisdição da Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba, envolvendo visitas à Estação Experimental de Tupi.
Os membros da CT-EA também debateram sobre o evento “Jovem vem pro PCJ”, que deverá ser realizado em 13 de março de 2024. Os participantes ainda aprovaram um novo membro: Associação Ambientalista Copaíba, com os representantes Tatiana Terasin de Lima (titular) e Camila Conti(suplente).