| ÚLTIMAS

Sistema Cantareira encerra 2023 com 74% de volume útil

Informação foi passada durante a 249ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico

05 de dezembro de 2023

Na manhã do dia 5 de dezembro, por meio de videoconferência, foi realizada a 249ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ. Na ocasião, foram debatidos os temas presentes na pauta, entre eles a situação dos mananciais e do Sistema Cantareira, houve a apresentação do balanço da gestão do Sistema Cantareira no período seco de 2023, bem como as ocorrências registradas durante o mês de novembro/2023. No mesmo encontro ocorreu a apresentação da Sala de Situação PCJ, as previsões meteorológicas, e por fim a apresentação “Plano de Ação Rio Piracicaba”.

Alexandre Vilella, coordenador da CT-MH iniciou a reunião apresentando dados cruciais sobre a vazão dos rios nas Bacias PCJ. Destacou que o Sistema Cantareira opera atualmente com 74,1% de sua capacidade, indicando uma situação de risco “Normal”. Comparativamente, no mesmo período de 2022, o volume era de 33,6%. Informou detalhes como Q nat: 26,78m³/s (volume entrando), Qps: 0m³/s – V.U. %, Q Jus de 4,75 m³/s (volume de saída), e a saída para São Paulo de 28,59 m³/s. O sistema integrado da Região Metropolitana de São Paulo está com 70,9%, enquanto no mesmo período de 2022, o volume era de 46,9%.

Antecipando uma apresentação futura na Reunião Plenária dos Comitês PCJ, Alexandre Vilella compartilhou informações referentes à resolução conjunta ANA/DAEE de meio de 2017, que trata das condições de operação para o Sistema Cantareira. Ele fez um balanço histórico das manobras de abertura e fechamento do Sistema Cantareira foi apresentado, destacando o período de junho a novembro de cada ano, com o total de comunicados e manobras realizadas.

Rafael Leite, engenheiro da Sala de Situação do DAEE, apresentou os dados de chuvas e vazões em novembro/2023. Destacou que 21 estações registraram acumulados acima da média histórica e ressaltou variações espaciais nos acumulados de chuva nas bacias PCJ. Além disso, mencionou uma onda de calor no final da primeira quinzena de novembro e eventos específicos, como o maior registro de chuva em 24 horas pela estação Rio Corumbatai em Rio Claro.

Jorge Mercanti, coordenador do GT-Previsão, abordou as questões relacionadas à previsão hidro meteorológica, contribuindo para uma visão prospectiva das condições climáticas. Por fim, houve a apresentação “Plano de Ação Rio Piracicaba”, feita por técnicos da Cetesb. A próxima reunião da CT-MH ocorrerá dia 17 de janeiro, por meio de videoconferência.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support