Na reunião on-line, houve também apresentação de cronograma de ações para 2024 e 2025
01 de dezembro de 2023
Um balanço sobre o VII Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ foi um dos principais itens de pauta da 84ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS), realizada por videoconferência nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro de 2023.
O evento foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Rio Claro (SP), sob o tema central “Sustentabilidade Hídrica nas Bacias PCJ: O papel das Águas Subterrâneas”. A realização foi da CT-AS, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O workshop contou com palestras, mesas redondas e minicursos. No total, foram cerca de 200 inscritos.
O objetivo foi reunir profissionais de diversos setores, interessados em promover discussões sobre o equilíbrio entre a disponibilidade de recursos hídricos e a demanda gerada pelas necessidades humanas, bem como pelas atividades agrícolas e industriais. Durante o workshop, foram compartilhadas experiências e ações relacionadas à conservação e utilização das águas subterrâneas, com vistas a fomentar discussões sobre questões cotidianas de interesse de usuários e de gestores de bacias hidrográficas.
O balanço foi apresentado pela coordenadora adjunta da CT-AS, Deborah Lunardi. “O Workshop de Águas Subterrâneas representa um farol de sabedoria, destacando a essencial contribuição das águas subterrâneas para a sustentabilidade hídrica, ao unir especialistas, buscando soluções capazes de preservar o equilíbrio entre a oferta de recursos e as crescentes demandas da sociedade”, ressaltou Deborah.
A coordenadora da CT-AS, Mariza Fernanda Silva, também destacou a importância do evento e os preparativos para o VIII Workshop. “O evento é muito legal, muito relevante. Muito proveitoso e interativo. Fica o convite para o próximo. A gente já vai começar a pensar nas próximas edições para podermos estruturar um evento ainda maior”, declarou a coordenadora Mariza, que agradeceu a todos que ajudaram na organização, em especial a Julia Noale, que também foi lembrada por outros membros da CT-AS.
Na mesma reunião, foram divulgados trabalhos relacionados às Águas Subterrâneas apresentados no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado entre os dias 19 e 24 de novembro em Aracaju (SE).
Também houve apresentação de minuta do resumo de cronograma de ações da CT-AS para o biênio 2024-2025. Mariza pediu aos participantes que contribuíssem com sugestões de sites sobre Águas Subterrâneas. A ideia é fazer um compilado de links sobre Águas Subterrâneas na internet, como está sendo tratado o tema, trazer especialistas para fazer apresentações nas reuniões da CT-AS. Ela também pediu sugestões de temas para discussões na CT-AS.
Uma das ações que deverão ter andamento a partir de 2024 é a proposta de criação de um curso técnico de hidrogeologia em uma ETEC (Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza), sugerida pelo membro da CT-AS, Francisco Moschini, durante o VII Workshop de Águas Subterrâneas.
Os participantes do encontro ainda aprovaram um novo membro na Câmara Técnica: a Ipel Itibanyl Produtos Especiais, empresa instalada em Jarinu(SP), do Grupo Lanxess, com os representantes Emerson Luís do Nascimento (titular) e Willian Barroso (suplente).