| ÚLTIMAS

CT-AS faz balanço do VII Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ

Na reunião on-line, houve também apresentação de cronograma de ações para 2024 e 2025

01 de dezembro de 2023

Um balanço sobre o VII Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ foi um dos principais itens de pauta da 84ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS), realizada por videoconferência nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro de 2023.

O evento foi realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Rio Claro (SP), sob o tema central “Sustentabilidade Hídrica nas Bacias PCJ: O papel das Águas Subterrâneas”. A realização foi da CT-AS, com o apoio da Agência das Bacias PCJ. O workshop contou com palestras, mesas redondas e minicursos. No total, foram cerca de 200 inscritos.

O objetivo foi reunir profissionais de diversos setores, interessados em promover discussões sobre o equilíbrio entre a disponibilidade de recursos hídricos e a demanda gerada pelas necessidades humanas, bem como pelas atividades agrícolas e industriais. Durante o workshop, foram compartilhadas experiências e ações relacionadas à conservação e utilização das águas subterrâneas, com vistas a fomentar discussões sobre questões cotidianas de interesse de usuários e de gestores de bacias hidrográficas.

O balanço foi apresentado pela coordenadora adjunta da CT-AS, Deborah Lunardi. “O Workshop de Águas Subterrâneas representa um farol de sabedoria, destacando a essencial contribuição das águas subterrâneas para a sustentabilidade hídrica, ao unir especialistas, buscando soluções capazes de preservar o equilíbrio entre a oferta de recursos e as crescentes demandas da sociedade”, ressaltou Deborah.

A coordenadora da CT-AS, Mariza Fernanda Silva, também destacou a importância do evento e os preparativos para o VIII Workshop. “O evento é muito legal, muito relevante. Muito proveitoso e interativo. Fica o convite para o próximo. A gente já vai começar a pensar nas próximas edições para podermos estruturar um evento ainda maior”, declarou a coordenadora Mariza, que agradeceu a todos que ajudaram na organização, em especial a Julia Noale, que também foi lembrada por outros membros da CT-AS.

Na mesma reunião, foram divulgados trabalhos relacionados às Águas Subterrâneas apresentados no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado entre os dias 19 e 24 de novembro em Aracaju (SE).

Também houve apresentação de minuta do resumo de cronograma de ações da CT-AS para o biênio 2024-2025.  Mariza pediu aos participantes que contribuíssem com sugestões de sites sobre Águas Subterrâneas. A ideia é fazer um compilado de links sobre Águas Subterrâneas na internet, como está sendo tratado o tema, trazer especialistas para fazer apresentações nas reuniões da CT-AS. Ela também pediu sugestões de temas para discussões na CT-AS.

Uma das ações que deverão ter andamento a partir de 2024 é a proposta de criação de um curso técnico de hidrogeologia em uma ETEC (Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza), sugerida pelo membro da CT-AS, Francisco Moschini, durante o VII Workshop de Águas Subterrâneas.

Os participantes do encontro ainda aprovaram um novo membro na Câmara Técnica: a Ipel Itibanyl Produtos Especiais, empresa instalada em Jarinu(SP), do Grupo Lanxess, com os representantes Emerson Luís do Nascimento (titular) e Willian Barroso (suplente).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support