| ÚLTIMAS

CT-RN debate Plano de Trabalho para 2024 e 2025

Reunião em Santa Bárbara também contou com atividade extra sobre “Serious Game para gestão de recursos hídricos: teoria e prática”

25 de outubro de 2023

Membros da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais (CT-RN) discutiram e aprovaram a versão preliminar do Plano de Trabalho da CT para os anos de 2024 e 2025. A atividade ocorreu durante a 116ª Reunião Ordinária, realizada na quarta-feira, dia 25 de outubro, no Centro Ecológico de Santa Bárbara d’Oeste (CESB). 

Entre os temas e ações escolhidos para o período, estão o Relatório Anual da Política de Mananciais PCJ; elaboração do Livro Comemorativo da Política de Mananciais PCJ – 10 anos; Nova atualização da Política de Mananciais PCJ;  Áreas Prioritárias de Recarga dos Aquíferos nas Bacias PCJ dentro do contexto da Política de Mananciais PCJ;  Avaliação de Benefícios da adoção de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) relacionados à atenuação de vazões de pico e redução do volume escoado em contribuição aos Planos de Macrodrenagem; Modelo de Governança e Gestão de um Plano de Manejo do Fogo em áreas Rurais – Prevenção e Combate a Incêndios Florestais; e Manejo de Capivaras em áreas de restauração e ou preservadas.

O plano prevê outros temas e ações como o Mercado de Carbono; Métodos de Restauração Florestal / Ecológica; Práticas de Manejo Conservacionista de Solos e ou Produtivas;  Plataforma PCJ – Diálogo com os Comitês de Bacias e a Sociedade (Bacia Hidrográfica Inteligente) e Áreas Protegidas PCJ.

“O plano diretor da CT-RN para o biênio 2024/2025 tem como base a atualização da Política de Mananciais PCJ e a sua maior aproximação com o território (municípios e munícipes) através de processos educomunicativos e sua capilarização. Muitas ferramentas inovadoras serão discutidas e avaliadas. Há uma distância ainda muito grande entre o que se planeja para o território PCJ (Plano de Bacias) e o que se planeja e se executa em cada município. Há uma grande desconexão! A inclusão da Política na elaboração dos Planos de Macrodrenagem com a utilização de soluções baseadas na natureza (SbN) tanto nos espaços urbanos quanto rurais, é uma das estratégias que vem sendo desenvolvidas. Por outro lado há uma preocupação constante com a qualidade da restauração ecológica e as áreas protegida do território, além de maiores investimentos em práticas conservacionistas de solos e ou produtivas, como os sistemas agroflorestais ou Florestas Multifuncionais”, observou o coordenador da CT-RN, João Demarchi.

Na categoria de eventos, o Plano de Trabalho prevê duas realizações. A primeira é o seminário Sustentare & Wipis 2024, que acontecerá em novembro do ano que vem, em parceria com a CT-ID, PUC Campinas e USP São Carlos.

A segunda realização é Simpósio de Áreas Protegidas, que deverá acontecer em outubro de 2025. As áreas protegidas representam mais de 20% do território do trecho paulista das Bacias PCJ. A gestão adequada desses espaços representa uma grande oportunidade para a melhoria na qualidade e quantidade da água produzida nas bacias. A CT-RN destaca que o evento pode contribuir significativamente para a efetiva implantação desses espaços à medida que promove o envolvimento da comunidade na gestão das áreas.

Na reunião, houve ainda uma apresentação sobre “A gestão dos Recursos Naturais no município de Santa Bárbara D’Oeste”, feita pelo secretário de Meio Ambiente do município, Cleber Luís Canteiro; e apresentação “Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável: abordagens e metodologias aplicadas em estudos de caso da América Latina”, com Cláudia Coleoni, ex-colaboradora da Agência das Bacias PCJ e pesquisadora do Instituto Ambiental de Estocolmo (SEI América Latina), sediado em Bogotá, na Colômbia. Mais informações sobre o trabalho do SEI neste outro link.

Além disso, os participantes aprovaram a entrada de um novo membro na CT-RN: a empresa Ipel Itibanyl Produtos Especiais, representada por Emerson Luís do Nascimento (titular) e Willian Barroso (suplente).

ATIVIDADE EXTRA

Após a reunião, no período da tarde, a CT-RN promoveu uma atividade extra, opcional para os membros interessados. Tratou-se da oficina “Serious Game para gestão de recursos hídricos: teoria e prática”manda, ministrada por Cláudia Coleoni.

O objetivo da oficina foi o de apresentar a ferramenta de “Serious Games” (Jogos Sérios) e suas aplicações no contexto de gestão de recursos hídricos. Foram exploradas a teoria e a prática dos Serious Games através de exemplos aplicados ao contexto de gestão de bacias hidrográficas na Colômbia. Ao final da oficina, houve um espaço de discussão sobre os potenciais usos dessa ferramenta para os objetivos de gestão integrada de recursos hídricos no território dos Comitês PCJ.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support