| ÚLTIMAS

CT-SAM realiza 2ª Oficina sobre Plano de Segurança da Água durante 103ª Reunião Ordinária

Atividade, com minicurso, roda de experiências, palestra e debates, aconteceu no Museu da Água de Indaiatuba

24 de outubro de 2023

A Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) promoveu sua 2ª Oficina sobre o Plano de Segurança da Água na terça-feira, dia 24 de outubro, durante a 103ª Reunião Ordinária, realizada no Museu da Água, em Indaiatuba (SP). O evento contou com a participação do diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.

“O tema Segurança da Água é fundamental no âmbito dos comitês PCJ, especialmente porque a gente está numa reunião muito conurbada, onde a água bruta tem muitos problemas e a segurança hídrica para nós é fundamental. Então, o Plano de Segurança da Água, que é um produto, um debate, que está muito centrado aqui na CT-SAM, tem uma importância fundamental, porque visualiza o processo desde lá da água bruta, da nascente do rio, onde o município se abastece, e vem passando por todas as fases de tratamento, distribuição, e tem esse olhar, esse cuidado com a questão dos riscos na falha da água bruta, do abastecimento, do risco de não abastecer as cidades e, fundamentalmente, a qualidade da água que está chegando lá na casa do cidadão. Então, é focado em saúde pública, em doenças de veiculação hídrica.  Isso é um componente fundamental para a qualidade de vida e para o crescimento da nossa região. É fundamental para a Agência, para os Comitês PCJ, para o bem da população da nossa região, que todos os municípios produzam esse estudo e conduzam trabalhos buscando melhorar cada vez mais a captação, tratamento e distribuição da água bruta na saúde”, destacou Razera.

A oficina começou com o Minicurso “Plano de Segurança da Água – Etapas para sua Elaboração com base na publicação do Guia PCJ e ABNT NBR 17080:2023”, ministrado pela coordenadora da CT-SAM, Roseane Maria Garcia Lopes de Souza (ABES-SP).

“A nossa reunião de hoje trouxe uma questão importante que é uma oficina sobre plano de segurança da água. Dentro da Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ, a gente traz muito forte essa questão da elaboração dos planos, de fomentar isso para o sistema de abastecimento de água, localizado na bacia, que elabora os seus planos. E por conta disso, até tem um guia que elaboramos, e é sobre isso que a gente falou hoje. Apresentamos as partes do guia como um norteador para que o sistema de abastecimento de água elabore os seus planos de segurança da água. Qual é o objetivo disso? É que, de fato, a partir do seu plano, tenha um controle maior daqueles pontos de críticos que a gente chama do sistema de abastecimento de água. Que eles tenham isso e que tragam toda uma medida de controle, toda uma avaliação de risco e a gente avança na questão da segurança da água, que vai muito para a questão dos mananciais. Quando a gente fala dos recursos hídricos e a gente vê mesmo a questão da importância dos recursos hídricos e do tratamento e distribuição. A questão da segurança da água começa sempre nos nossos mananciais”, ressaltou Roseane.

Em seguida houve uma Roda de Experiências de Plano de Segurança da Água em Sistemas Públicos de Abastecimento de Água (SAA) no âmbito dos Comitês PCJ, com representantes de SAA dos municípios de Santa Bárbara d’Oeste, Campinas, Louveira e Indaiatuba.

A última parte da oficina contou com a palestra “A CT-SAM divulgando os trabalhos de PSA em eventos nacionais”, proferida pela coordenadora-adjunta da Câmara Técnica, Cassiana Maria Reganhan Coneglian (FT/Unicamp). Após a palestra, os participantes puderam debater sobre o tema.

“Dada a importância do Plano de Segurança da Água, para garantir água com qualidade e segurança para os municípios, e dentro das ações da CT-SAM, de levar essa importância para os municípios, a CT-SAM também tem como objetivo divulgar todos os trabalhos que estão sendo realizados dentro da Câmara Técnica de Saúde Ambiental, visando levar ao entendimento dos municípios a importância deles realizarem esses planos. Cada vez mais o nosso objetivo é que 100% dos municípios da Bacia tenham o Plano de Segurança da Água. Então, isso está sendo divulgado a nível nacional nos vários eventos que nós participamos esse ano”, comentou Cassiana.

Durante a reunião ordinária, ainda foi aprovado novo membro da CT-SAM: Prefeitura de Campo Limpo Paulista, com os representantes David Halbig (titular) e Maria Karolina da Silva Tamberlini (suplente).

Todos os membros participantes do encontro ainda puderam apreciar e debater sobre a versão preliminar do Plano de Trabalho da CT-SAM (biênio 2024-2025). Entre os assuntos e ações propostas para o período estão estudos técnicos para avaliação da qualidade da água bruta em rios das bacias PCJ; implementação da Política de Saúde Ambiental; Plano de Segurança da Água (PSA); Cartilha “Cada gota alerta”;  desafios para implementar a Portaria 888/21, de padrão de potabilidade; Cartilha Segurança da Água; e discussão de pesquisas realizadas em outras instituições.

O plano também prevê a realização do VII Seminário de Saúde Ambiental, em junho de 2024. O evento tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento das ações relacionadas à temática de Saúde Ambiental em vários setores, com foco na garantia do uso sustentável da água potável e na preservação da saúde da população. A iniciativa busca reunir especialistas e profissionais para discutir estratégias e ações futuras relacionadas à Saúde Ambiental, com o propósito de promover uma melhor qualidade de vida e proteção ambiental.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support