CT-RN discute manejo de capivaras, carrapatos e febre maculosa em reunião virtual
28 de junho de 2023
A 113ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais dos Comitês PCJ foi realizada de forma virtual no dia 29 de junho de 2023, abordando diversos temas de relevância ambiental. Os principais assuntos discutidos durante o encontro foram a aprovação do Parecer Técnico do Plano de Ação do Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ, o manejo de capivaras, carrapatos e a febre maculosa, além de uma atualização sobre o Projeto Reconecta.
A reunião foi iniciada com as palavras de João José Demarchi, coordenador da CT-RN (Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais), que ressaltou a importância da aprovação do Parecer Técnico do Plano de Bacias do Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ. Demarchi enfatizou que ações coordenadas de gestão dos recursos hídricos são fundamentais para a região e destacou a relevância das discussões no âmbito do Plano Diretor e Plano Metropolitano, considerando as três regiões metropolitanas presentes no território.
Em seguida, foi realizada uma discussão a respeito do manejo de capivaras, carrapatos e a febre maculosa. Essa ação decorre dos acidentes envolvendo o contato humano com o vetor da doença. Com o intuito de coibir e controlar a expansão desse problema, o assunto foi debatido com base no trabalho “Protocolo de priorização de áreas para prevenir a ocorrência da febre maculosa brasileira”, de autoria de Carlos Alberto Perez, da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz Fealq. A Febre Maculosa Brasileira é uma enfermidade de grande relevância no país, apresentando rápida evolução e podendo ser fatal em poucos dias após o contágio. Seus principais sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, indisposição, diarreia, vômito e, em estágios avançados, manchas na pele.
Por fim, ocorreu uma atualização sobre o Projeto Reconecta. A 113ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Conservação e Proteção de Recursos Naturais dos Comitês PCJ demonstrou o compromisso dessas instituições em lidar com questões ambientais relevantes para a região. O encontro reforçou a importância da colaboração entre os diferentes atores envolvidos para enfrentar os desafios ambientais na região dos Comitês PCJ.