| ÚLTIMAS

“Certificação de uso hídrico na floricultura” é tema de debate na CT-Rural

Palestrante foi o engenheiro agrônomo Fernando Ruiter, da Ibraflor

26 de maio de 2023

A palestra sobre “Certificação de uso Recurso Hídrico na Floricultura” foi um dos principais itens de pauta da 153ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural), realizada nesta sexta-feira, 26 de maio, por meio de videoconferência.

O tema foi apresentado pelo engenheiro agrônomo Fernando Ruiter, da Ibraflor (Instituto Brasileiro de Floricultura), sociedade civil sem fins lucrativos, que representa, assiste, orienta e une todos os agentes ligados à Cadeia Produtiva de Flores e Plantas Ornamentais do Brasil.

Presente em 16 Estados da União, em 2021 o Ibraflor conta com 857 associados, incluindo as principais cooperativas e associações de produtores, sendo que algumas representam juridicamente mais de 300 produtores, o que confere ao Ibraflor uma abrangência de mais de 5 mil floricultores em todo o País.

Ruiter falou sobre uma parceria da Ibraflor com a Embrapa e o que está sendo pensado no desenvolvimento sustentável da produção, tanto no sentido econômico como no sentido ambiental. Ele sugeriu a possibilidade da utilização de recursos da cobrança pelo uso da água na parte de treinamento e ajuda na implementação do projeto de certificação de produtores de flores, que ainda está em desenvolvimento e será lançado em junho. A iniciativa ganhou o apoio da CT-Rural e, com a apresentação de um documento formal, será analisada pela Secretaria Executiva dos Comitês PCJ.

No encontro, os participantes também formaram o grupo organizador do webinário “Qualidade e uso da água como indicador de sustentabilidade no setor agropecuário”, que será realizado pela CT-Rural no mês de agosto. A justificativa do evento é em razão de 24% da água consumida na região nos Comitês PCJ é utilizada para a produção agrícola.  Dada a criticidade das Bacias PCJ, é crescente a utilização de sistemas mais aperfeiçoados de produção.  A ideia do workshop é apresentar casos de sucesso nessa área.

A reunião também serviu para aprovar a entrada de um novo membro na CT-Rural: o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), que tem como titular Fernanda Peruchi e como suplente, Edgar Fernando de Luca. “Sejam bem-vindos. As portas da CT-Rural estão abertas”, declarou o coordenador da câmara técnica, João Baraldi.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support