Na mesma reunião, participantes também analisaram parecer técnico sobre Plano de Ação do Planejamento Estratégico da CT-ID
19 de maio de 2023
Um parecer técnico elaborado pela coordenação da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias sobre o acordo de cooperação técnica entre PUC-Campinas e Agência das Bacias PCJ foi aprovado pelos membros durante a 104ª Reunião Ordinária da CT-ID. O encontro aconteceu nesta sexta-feira, dia 19 de maio, por meio de videoconferência, e foi comandado pelo coordenador da CT, professor Tadeu Malheiros. O parecer tem como objetivo acompanhar os resultados do plano de trabalho estabelecido no acordo.
O relatório de atividades avaliado pelo parecer apresenta os estudos produzidos e os resultados publicados em espaços de divulgação técnica e científica conforme as metas estabelecidas no Plano de Trabalho de Pesquisa durante o ano de 2022. O documento inclui os trabalhos realizados pelas professoras Bruna Angela Branchi, Cibele Roberta Sugahara e Denise Helena Lombardo Ferreira, em conjunto com alunos de mestrado e iniciação científica, os quais versam sobre as temáticas: Bacias Hidrográficas, Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Segurança Hídrica. O relatório também inclui os trabalhos realizados pelos professores Duarcides Ferreira Mariosa e Orandi Mina Falsarella no contexto da gestão de recursos hídricos.
“Dada a complexidade da gestão de bacias hidrográficas, e a necessidade de acelerar a implementação de ações e tecnologias que fortaleçam os esforços na recuperação, proteção e melhoria da qualidade das águas nas bacias, é fundamental a criação de sinergia entre os atores das Bacias PCJ, especialmente neste contexto, universidades e instituições de pesquisa. A parceria da PUC Campinas está alinhada a esta visão, constituindo-se, assim, num polo chave de realização de estudos em temas prioritários das Bacias PCJ, conforme as prioridades e metas estabelecidas no Plano de Bacias. Também vale destacar que, para além das pesquisas em gestão e inovação, este diálogo do PCJ com as universidades na temática da água fortalece os processos de formação e capacitação técnica na graduação e pós-graduação, preparando profissionais que estarão melhor preparados para os desafios complexos da gestão de bacias hidrográficas”, considerou o parecer da CT-ID.
A CT ainda reforça que as ações realizadas pela equipe da PUC-Campinas contribuem para a difusão de tecnologias e pesquisas, “pois resultaram em mais de 50 publicações científicas, entre artigos em periódicos científicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados ou publicados em eventos científicos nacionais e internacionais”. O documento agora será encaminhado para conhecimento e apreciação da Secretaria Executiva dos Comitês PCJ.
Na reunião, os participantes também analisaram previamente a minuta do Parecer Técnico sobre o desenvolvimento do Plano de Ação do Planejamento Estratégico da CT-ID. O documento ainda está em elaboração. A principal iniciativa estratégica, com diversas ações previstas, será a de “realizar a difusão de tecnologias e práticas voltadas ao fortalecimento da resiliência a mudanças climáticas e eventos hidrológicos extremos”. A aprovação, pelos membros da CT-ID, será feita posteriormente, por e-mail. Os membros também analisaram o mesmo tipo de parecer da CT-MH (Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico), que também está sendo acompanhado pela CT-ID.
Os participantes da reunião ainda discutiram sobre a criação do GT Edital PPP Fapesp, grupo de trabalho transitório para elaboração de proposta de dois projetos de pesquisa a serem submetidos ao Edital do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) da FAPESP 2023. Os projetos, apresentados por Maria Paula Pires de Oliveira e Vinicius Perez Dictoro, buscam contribuir cientificamente para o monitoramento, avaliação e inovação do Plano das Bacias PCJ.
Os resultados ajudarão no monitoramento do cumprimento das metas do Plano de Bacia no que diz respeito à quantidade e qualidade da água. As instituições proponentes são a PUC-Campinas e a USP. A instituição parceira é a Agência das Bacias PCJ e os colaboradores serão os membros dos Comitês PCJ, prefeituras municipais e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).