Encontro presencial marcou a realização da 241° reunião da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico
03 de maio de 2023
Na manhã de quarta-feira, 03 de maio de 2023, foi realizada no Museu da Água de Indaiatuba/SP a 241° Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH), dos Comitês PCJ. Durante o encontro foram tratadas as ocorrências climatológicas registradas no mês de abril de 2023, a previsão hidrometeorológica, bem como a apreciação da minuta de Parecer Técnico do Plano de Operação das Comportas da PCH Atibaia.
Logo no início dos trabalhos Alexandre Vilell, coordenador da CT-MH, apresentou os dados de vazão dos rios que integram as Bacias PCJ. “É possível notar que a estiagem (período seco) começa a marcar sua presença a partir dos indicativos dos rios que, ainda que suavemente, já começam a ter seus números um pouco menores do que no auge do período úmido”. Vilella apresentou também os dados do Sistema Cantareira que está operando com 85,8%, o que coloca a situação no enquadramento de risco ‘Normal’. Na mesma dada em 2022, este volume era de 43,9%. Os dados são Q nat: 31,1m³/s (volume entrando); Qps: 0 m³/s- V.U. 89%; Q Jus de 3,75 m³/s (volume de saída). A saída pra São Paulo é de 23,59 m³/s. O sistema integrado da Região Metropolitana de São Paulo opera com 83,4%, sendo que na mesma data em 2022, o volume era de 59,7%.
Posteriormente houve a apresentação, por Rafael Leite, da Sala de Situação PCJ/Daee, que pontuou: em abril, 13 estações de medição registraram acumulados acima da média histórica. No âmbito das bacias PCJ os acumulados de chuva variaram especialmente com predomínio de acumulados acima da média climatológica (1961-1990). Foram, no período, dez dias com registros de chuva acima ou igual a 5mm. E que na bacia do rio Jaguarí foram registrados os menores acumulados do mês.
Jorge Mercanti, coordenador do GT-Hidrometeorológico, informou os dados climatológicos para as Bacias PCJ destacando que as chuvas estrarão em regime abaixo da média com o início do período seco.
Houve, por fim, a apreciação do Parecer Técnico ct-mh01/2023, sobre o Plano de Operação das Comportas da PCH Atibaia. O documento foi aprovado e agora será encaminhado à Secretaria Executiva dos Comitês PCJ. Ao termino do encontro foi informado eu a próxima reunião da CT-MH será realizada no dia 1º de junho de 2023, por meio de videoconferência.