No encontro, participantes também debateram a estruturação do VII Workshop
20 de abril de 2023
Na 79ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas (CT-AS), realizada nesta quinta-feira, dia 20 de abril, um dos principais temas discutidos foi sobre áreas de restrição e controle e o papel dos Comitês de Bacia, com exemplos de Ribeirão Preto e Jurubatuba (município de São Paulo). O encontro foi por meio de videoconferência.
As palestras foram ministradas pelas geólogas Mara Akie Iritani e Sibele Ezaki, ambas do Núcleo de Geociências do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) do Estado de São Paulo. Sibele é também a coordenadora da CT-AS dos Comitês PCJ e explicou que o objetivo de promover essas discussões é por causa do Termo de Referência para execução de estudos hidrogeológicos para a delimitação de áreas de restrição e controle nos municípios de Americana (SP) e Nova Odessa (SP).
A questão vem sendo discutida nas reuniões do GT-Controle da CT-AS. A versão final do TR foi encaminhada para a Agência das Bacias PCJ no dia 22 de novembro de 2022. O edital está sendo elaborado. A contratação está prevista para este ano. “Chegou a hora finalmente de a gente se preparar um pouco melhor, entender qual é o papel dos Comitês em relação às áreas de restrição e controle. O que a gente está fazendo hoje é uma preparação para o futuro”, comentou Sibele. Após as apresentações, os participantes puderam fazer questionamentos e discutir amplamente o tema. “Tudo o que foi falado aqui é muito importante. Vamos continuar essas reflexões”, avaliou a coordenadora.
Outro assunto debatido pelo grupo foi a estruturação do VII Workshop de Águas Subterrâneas dos Comitês PCJ, exposto por Julia Noale. O evento será promovido pela CT-AS entre os dias 18 e 19 de outubro de 2023, no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro. O tema será “Sustentabilidade Hídrica nas Bacias PCJ: Qual a real importância das Águas Subterrâneas?”. Julia apresentou a programação, que contará com palestras e minicursos de especialistas na área.
No encontro virtual, o coordenador adjunto da CT-AS. José Luiz Albuquerque Filho, comunicou que não poderá mais continuar no cargo. Um novo coordenador adjunto deverá ser escolhido até o mês de julho, quando haverá a renovação das câmaras técnicas.