Assunto foi um dos itens de pauta da 102ª Reunião Ordinária
20 de janeiro de 2023
“Influência das Barragens de Rejeitos nos cursos d’água à jusante, usando o caso da Barragem de Brumadinho”. Este foi um dos temas discutidos durante a 102ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Integração e Difusão de Pesquisas e Tecnologias (CT-ID). O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 20 de janeiro, por videoconferência.
A apresentação foi feita pela coordenadora adjunta da CT-ID. Dafne Correa, com base em seus trabalhos de conclusão de curso elaborados durante pós-graduação na Fumep (Gerenciamento de Recursos Hídricos), voltado para a bacia hídrica como um todo, e na Unesp (Gestão de Recursos Hídricos e Gerenciamento de Áreas Contaminadas), voltado para a contaminação gerada após o rompimento da barragem. “Foi uma experiência muito incrível. Eu só tenho a agradecer tudo o que a CT-ID e o PCJ me concederam”, comentou Dafne.
Na reunião, houve também a apresentação sobre “Inovações no monitoramento da saúde aquática: o potencial do DNA metabarcoding como ferramenta prática, barata e participativa”. A palestra foi proferida por Pedro Miguel Pedro, do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas). Metabarcoding é o código de barras de DNA/RNA de uma maneira que permite a identificação simultânea de muitas taxas dentro da mesma amostra, no caso, de macroinvertebrados.
Na ocasião, os membros da CT-ID também debateram sobre uma devolutiva do Evento IV Sustentare & VII WIPIS, realizado de forma on-line em novembro de 2022. O Sustentare – Seminários de Sustentabilidade da PUC-Campinas – e WIPIS – Workshop Internacional de Pesquisa em Indicadores de Sustentabilidade e Gestão de Recursos Hídricos (IVSustentare e VII WIPIS) é um evento científico realizado em colaboração sinérgica de três instituições: PUC-Campinas, por meio do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPGS); Escola de Engenharia da USP de São Carlos, por meio do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais e do Programa de Pós-Graduação em Hidráulica e Saneamento; e Comitês PCJ, por meio do Grupo de Trabalho Indicadores e Monitoramento, da CT-ID., com o apoio da Agência das Bacias PCJ.
Segundo um dos organizadores, o professor Orandi Falsarella, da PUC-Campinas, foram três dias de evento, com palestras e mesas redondas e apresentações de 254 trabalhos científicos, com 6.049 inscritos, cerca de 300 % de aumento em relação ao ano anterior. “A gente não imaginava que ia chegar a esse número. A abrangência do evento foi muito grande”, ressaltou Falsarella. “É uma iniciativa que deu certo”, comentou o coordenador da CT-RN, João Demarchi, que também é um dos organizadores. “A gente não tem conhecimento de outro evento, mesmo on-line, que tenha conseguido esse número de participantes”, destacou o professor Duarcides Mariosa, da PUC-Campinas, que falou sobre o planejamento do Sustentare/Wipis para 2023. “Parabéns ao trabalho de vocês. Que o evento cresça cada vez mais”, concluiu Dafne.
No encontro houve ainda, a aprovação de novo membro na Câmara Técnica: a Prefeitura de Analândia, representada por Wlademir Schalch Junior (titular) e Leandro Eduardo Santarpio (suplente).