Evento será no dia 27 de junho, na FT Unicamp, em Limeira
12 de dezembro de 2022
O lançamento do 6º Seminário de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ foi definido nesta segunda-feira, dia 12 de dezembro, durante a 97ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM). O encontro ocorreu por meio de videoconferência e foi comandado pela coordenadora Roseane Maria Garcia Lopes de Souza (ABES-SP) e pela coordenadora adjunta, Cassiana Maria Reganhan Coneglian (FT/UNICAMP).
Conforme discussão dos participantes, o 6º Seminário deverá ser realizado no dia 27 de junho durante a 100ª Reunião Ordinária da CT-SAM, de forma presencial no anfiteatro da Faculdade de Tecnologia da Unicamp(Universidade Estadual de Campinas), em Limeira. Futuramente será montada uma comissão organizadora do evento.
Na reunião, também foi aprovado o Parecer Técnico 02/2022 da CT-SAM com Manifestação sobre a Portaria GM/MS nº 888/2021, com proposta de revisão do Plano de Amostragem da Qualidade da Água para Consumo Humano na Área Rural. O documento já foi aprovado na CT-Rural. Depois da aprovação na CT-SAM, o parecer será encaminhado à reunião do GT-Integração no dia 26 de janeiro, para depois ser apreciado na CT-PL, em março. Por conta desse item de pauta, a reunião teve a participação do coordenador da CT-Rural, João Baraldi.
Houve ainda apresentação sobre “Outorga e Cadastro, olhando a Portaria DAEE 1631/17 e a Portaria GM/MS 888/21”, com a coordenadora da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças (CT-OL), Cecília de Barros Aranha, e a coordenadora adjunta Ariana Rosa Bueno. Elas falaram sobre como integrar a dispensa e/ou outorga pelo direito de uso dos recursos hídricos entre outros assuntos relacionados ao tema. “Muito boa essa integração entre as câmaras técnicas. A gente só aprende”, ressaltou Roseane.
No encontro, também teve apresentações sobre Planos Municipais de Segurança da Água nas Bacias PCJ, nas quais foram expostos os casos de Campinas, por Diego de Oliveira Pinto (Sanasa); de Jundiaí, por Danilo Resende de Moraes (DAE Jundiaí), dos municípios com gestão da BRK Ambiental, por Francielly Moreira e de Santa Bárbara d’Oeste, por Claudoaldo Viana dos Santos (DAE Santa Bárbara d’Oeste). “As apresentações foram brilhantes. Parabéns a todos”, observou Roseane.
Os membros da CT-SAM ainda aproveitaram para levantar assuntos para temas das reuniões no ano de 2023. Um dos temas é o de continuar atuante nos municípios com o Plano de Segurança da Água. Cassiana solicitou aos participantes que enviem sugestões por e-mail.