150ª Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural ocorreu por videoconferência
25 de novembro de 2022
Com o objetivo de prosseguir com o debate permanente relacionado à preservação e uso da água no meio rural, foi realizada na sexta-feira, 25 de novembro de 2022, por meio de videoconferência, a 150ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural. Na pauta do encontro estiveram a criação de grupos temporários para definições de ações inerentes a esta Câmara Técnica bem como a apresentação de uma palestra relacionada ao manejo do fogo em área de preservação.
Logo no início dos trabalhos foi criado um Grupo de Trabalho em caráter temporário específico para criação de uma cartilha informativa para produtor rural sobre os critérios para atenderem a Portaria 888/21 do Ministério da Saúde que trata da potabilidade da água conforme o Plano de amostragem de qualidade da água para consumo humano na área rural. O grupo Cartilha da Segurança da Água no Meio Rural estabelecido é formado por Marcos Albertini (PM Atibaia); Denis Herisson (SAA/Cati); Ana Lucia Brasil – Relatora – (Abes-SP); Roseane Maria Garcia (Abes-SP); Miguel Milinski – Coordenador – (Daee Rio Claro e PM Rio Claro); Cassiana Maria Coneglian (CT-SAM); Dirceu Kioshi Hashimoto (Pró-Flor Atibaia); Luis Fernando Amaral Binda (Sindicato Rural Campinas); Nilton Piccin (SR Limeira); e João Baraldi (Sindicato Rural Rio Claro).
Houve também a criação do Grupo de Trabalho de acompanhamento temporário e específico para análise dos PMSR (Planos Municipais de Saneamento Rural), com a equipe da Agência das Bacias PCJ, tratando-se também um GT de caráter transitório. Os membros são: Ana Lucia Brasil; Miguel Milinksi; Denis Herisson (Coordenador); João Baraldi; Petrus Weel; Adriana Sacioto; Marcos Albertini; Paola Tokumoto (Relatora); e Adriano Luiz Tonetti.
Por fim, ocorreu a apresentação da palestra Simbiose entre sociedade civil e poder público para o manejo do fogo em uma área prioritária para a conservação da natureza: o caso do município de Atibaia, por Vinícius Gaburro De Zorzi – TNC. A Simbiose, segundo Zorzi, é uma organização que busca promover a organização entre setores e, assim, contribuir diretamente com a conservação colaborativa da Serra do Itapetinga, de seu entorno, além de influenciar positivamente a conservação de outras áreas entendidas como ambientalmente prioritárias. Com isso, almeja se tornar referência regional. desenvolvimento de projetos-que conectem paisagens ecológica, econômica, social, culturalmente, cujo impacto motive transformações políticas públicas e privadas. Após a apresentação o palestrante respondeu aos questionamentos dos participantes.