| ÚLTIMAS

CT-OL realiza última reunião ordinária de 2022

Encontro, promovido por meio de videoconferência, teve apresentações elogiadas pelos membros

16 de dezembro de 2022

A 99ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Outorgas e Licenças, última reunião do ano desta CT, foi realizada por meio de videoconferência na sexta-feira, 16 de dezembro de 2022. Na pauta, temas como a apresentação da Simulação Climática para engajamento em ações climáticas no CBH-BG, bem como dos atos administrativos de direito de uso e dispensa do uso dos recursos hídricos do ano de 2022 e por fim a discussão da outorga e cadastro do uso da água subterrânea e as Portarias DAEE 1631/17 e a Portaria GM/MS 888/21.

A reunião foi conduzida por Ariana Rosa Damiano, Coordenadora Adjunta da CT-OL, que chamou para a primeira apresentação Elane Maria Farias de Carvalho (Instituto Federal Fluminense / Campus Avançado Maricá/CTEM), e Maria Teresa de Jesus Gouveia (CRBio-02/CTEM). Elas abordaram a Simulação Climática como ferramenta pedagógica de Educação Ambiental voltada para as Mudanças Climáticas no CBH-BG (Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e Sistemas Lagunares de Maricá e de Jacarepaguá). “Considerando o avanço da crise climática em todo o planeta e a diminuição de disponibilidade hídrica nos grandes centros urbanos; a realidade da gestão participativa e governança das águas que se faz premente, há a necessidade de inserir o tema mudanças climáticas na Educação Ambiental nos CBHs”, disse. Elane explicou a estratégia metodológica. “Esta prevê a Educação Ambiental sobre Mudanças Climáticas e Redução de Riscos de Desastres voltada para a gestão e governança das águas; processos formativos para membros do CBH Baía de Guanabara e de seus 6 Subcomitês conduzidos pela CTEM; utilização de Simuladores Climáticos (C-ROADS e En-ROADS) como Metodologia Ativa de Aprendizagem Parceria do Climate Reality Project Brasil com o CBH da Baía de Guanabara”, afirmou.

Na sequência Luis Alberto Ambrósio (Climate Interactive) fez uma apresentação prática da utilização da ferramenta Em-Roands, sendo muito elogiado pelos participantes. No item seguinte da pauta, Ariana Rosa Bueno Damiano (Daee), coordenadora adjunta da CT-OL fez uma apresentação dos atos administrativos de direito de uso e dispensa do uso dos recursos hídricos do ano de 2022.

Por fim, houve o debate da Outorga e Cadastro do uso da água subterrânea e as Portarias DAEE 1631/17 e a Portaria GM/MS 888/21. “Trata-se de uma relação das outorgas a partir da nova portaria de potabilidade do Ministério da Saúde. No PCJ a maior parte das outorgas são para poços de águas subterrâneas”, explicou Ariana.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support