| ÚLTIMAS

CT-EA avalia resultados de Webinar e Oficina “Um novo olhar sobre a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ”

Reunião também serviu para definir adiamento do evento “Jovem, vem para o PCJ”

18 de outubro de 2022

Os resultados obtidos com o Webinar e Oficina “Um novo olhar sobre a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ”, realizados no final de setembro, foram tema de debate durante a 114ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA). O encontro aconteceu nesta terça-feira, dia 18 de outubro, por meio de videoconferência.

“Foi um evento bem bacana. No primeiro, dia discutimos o que é essa política e como trabalhar essa política. A oficina, no segundo dia, foi bem produtiva. Alguns grupos conseguiram avançar com os objetivos dos programas e como eles seriam implantados. Estamos fazendo a revisão desse instrumento que é tão importante.  A gente vai ter que pegar todo esse material e transformar em um texto formal da política, essa nova visão que queremos ter dessa política”, comentou Andrea Borges, coordenadora do GT-Educomunicação da CT-EA.

“É muito importante que a gente defina programas e que ações estejam enquadradas nesses programas. É coisa tranquila que a gente consegue trabalhar juntas e fazer acontecer, transformar esse sonho em realidade”, comentou Kátia Gotardi, coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ, que ficará responsável por assessorar a CT-EA na execução das ações na área de Educação Ambiental do Plano das Bacias PCJ.  “A Educação Ambiental está ocupando seu espaço finalmente”, destacou Ana Lúcia Floriano Vieira, coordenadora da CT-EA.

Na reunião, foi definido o adiamento do evento “Jovem, vem para o PCJ”, que seria neste segundo semestre e agora será realizado em outubro de 2023. “Todo mundo está sobrecarregado de ações no final do ano e a gente queria garantir a participação dos jovens. Precisamos pensar no GT-Educom formas de aproximação com esses jovens”, justificou Andrea. “Estamos esgotados com muitas demandas”, acrescentou Ana Lúcia. “Participar dos grupos é uma maneira de a pessoa se aprofundar na temática. Coletivamente a gente constrói muito melhor”, disse.

Na apresentação do “Município Anfitrião”, Genaro Lago, da Associação Ambiental Plantar, de Americana (SP), falou sobre um projeto “Eco-Aulas”, que tem como objetivo levar às crianças da rede de ensino, através de videoaulas, um pacote básico de informações sobre o tema “Meio Ambiente”. “Hoje posso dizer que não existe lugar mais adequado para apresentar esse projeto do que essa Câmara Técnica. Nosso objetivo é atingir o público infantil. Se a gente quiser mudar o mundo, a gente começa com as crianças agora. Em cinco – 10 anos teremos uma geração transformada”, ressaltou Genaro.

Os membros da CT-EA também debateram sobre demandas do Plano de Trabalho, como a criação do GT-Plano de Ação do Planejamento Estratégico, que se reunirá pela primeira vez nesta sexta-feira, dia 21 de outubro. No encontro ainda foi discutido o fortalecimento da participação de membros da CT-EA na CT-RN e CT-Rural.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support