Reunião também serviu para definir adiamento do evento “Jovem, vem para o PCJ”
18 de outubro de 2022
Os resultados obtidos com o Webinar e Oficina “Um novo olhar sobre a Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ”, realizados no final de setembro, foram tema de debate durante a 114ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA). O encontro aconteceu nesta terça-feira, dia 18 de outubro, por meio de videoconferência.
“Foi um evento bem bacana. No primeiro, dia discutimos o que é essa política e como trabalhar essa política. A oficina, no segundo dia, foi bem produtiva. Alguns grupos conseguiram avançar com os objetivos dos programas e como eles seriam implantados. Estamos fazendo a revisão desse instrumento que é tão importante. A gente vai ter que pegar todo esse material e transformar em um texto formal da política, essa nova visão que queremos ter dessa política”, comentou Andrea Borges, coordenadora do GT-Educomunicação da CT-EA.
“É muito importante que a gente defina programas e que ações estejam enquadradas nesses programas. É coisa tranquila que a gente consegue trabalhar juntas e fazer acontecer, transformar esse sonho em realidade”, comentou Kátia Gotardi, coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ, que ficará responsável por assessorar a CT-EA na execução das ações na área de Educação Ambiental do Plano das Bacias PCJ. “A Educação Ambiental está ocupando seu espaço finalmente”, destacou Ana Lúcia Floriano Vieira, coordenadora da CT-EA.
Na reunião, foi definido o adiamento do evento “Jovem, vem para o PCJ”, que seria neste segundo semestre e agora será realizado em outubro de 2023. “Todo mundo está sobrecarregado de ações no final do ano e a gente queria garantir a participação dos jovens. Precisamos pensar no GT-Educom formas de aproximação com esses jovens”, justificou Andrea. “Estamos esgotados com muitas demandas”, acrescentou Ana Lúcia. “Participar dos grupos é uma maneira de a pessoa se aprofundar na temática. Coletivamente a gente constrói muito melhor”, disse.
Na apresentação do “Município Anfitrião”, Genaro Lago, da Associação Ambiental Plantar, de Americana (SP), falou sobre um projeto “Eco-Aulas”, que tem como objetivo levar às crianças da rede de ensino, através de videoaulas, um pacote básico de informações sobre o tema “Meio Ambiente”. “Hoje posso dizer que não existe lugar mais adequado para apresentar esse projeto do que essa Câmara Técnica. Nosso objetivo é atingir o público infantil. Se a gente quiser mudar o mundo, a gente começa com as crianças agora. Em cinco – 10 anos teremos uma geração transformada”, ressaltou Genaro.
Os membros da CT-EA também debateram sobre demandas do Plano de Trabalho, como a criação do GT-Plano de Ação do Planejamento Estratégico, que se reunirá pela primeira vez nesta sexta-feira, dia 21 de outubro. No encontro ainda foi discutido o fortalecimento da participação de membros da CT-EA na CT-RN e CT-Rural.