| ÚLTIMAS

Hidrobr apresenta cronograma para elaboração da atualização de valores da cobrança

Empresa venceu licitação e foi contratada para revisão da cobrança pelo uso da água

27 de setembro de 2022

As discussões sobre a atualização dos valores relacionados à cobrança pelo uso da água foram debatidas durante a 7ª Reunião do GT-Cobrança (CT-PB), realizado em formato de videoconferência, na manhã de terça-feira, 27 de setembro. Durante a reunião, foi apresentado o plano de trabalho referente à contratação, pela Agência das Bacias PCJ, de um estudo para fundamentação para a revisão das Cobranças PCJ.

No encontro houve a apresentação dos estudos visando ao aperfeiçoamento do instrumento de cobrança, mediante à revisão dos mecanismos e valores da Cobrança pelo uso de recursos hídricos de domínio Estadual Paulista e da União nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Este trabalho será executado pela Hidrobr Consultoria Ltda, empresa contratada pela Agência das Bacias PCJ, por meio do contrato nº 022/2022.

A reunião foi coordenada por André Navarro, secretário executivo dos Comitês PCJ e coordenador do GT-Cobrança que em sua fala inicial detalhou o plano estratégico dos Comitês PCJ que têm como uma de suas prerrogativas a iniciativa de revisar o plano de cobrança. “A contratação da Hidrobr representa um importante passo e sabemos que temos um grande desafio pela frente, por tratar-se de um tema crucial para a boa gestão dos recursos hídricos”, afirmou.
Gabriel Gonçalves nobre, analista ambiental, que ficou responsável pela apresentação do planejamento e do cronograma de ações. Em sua fala, destaque para a iniciativa de criar um aplicativo web de simulação da cobrança. “Este aplicativo será disponibilizado para consulta dos usuários no site da Agência das Bacias PCJ e dos Comitês PCJ e seguirá os princípios da simplicidade, didática e fácil manuseio”, afirmou Gabriel.

O diretor presidente da Agência PCJ, Sergio Razera, ocupou a palavra e deu ênfase para a importância da atualização dos valores da cobrança, o que será feito com respeito aos prazos e transparência. “O PCJ já aprendeu, desde 2005, lá com a implementação da primeira cobrança que nunca devemos ter pressa. É preciso respeitar o tempo de maturação que for necessário e agora, com os 30 anos dos Comitês, estou certo de que nossas ações são muito mais objetivas e assertivas. Estamos, com a revisão da cobrança, em busca de um novo patamar”, disse.

A próxima etapa do projeto será a entrega do Relatório de Análise Crítica do Plano das Bacias PCJ, previsto para ocorrer dentro do terceiro mês, conforme o cronograma.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support