Reunião também contou com palestra sobre manejo do fogo em uma área prioritária em Atibaia
23 de setembro de 2022
Um Grupo de Trabalho Transitório para análise de Planos Municipais de Saneamento Rural foi criado durante a 149ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Uso e Conservação da Água no Meio Rural (CT-Rural). O encontro ocorreu nesta sexta-feira, dia 23 de setembro, por meio de videoconferência.
O GT ficou formado por Miguel Milinski (DAAE Rio Claro); Denis Herisson (CATI/SAA); Ana Lúcia Brasil (ABES-SP); Petrus Weel (Cooperativa de Holambra); João Baraldi (Sindicato Rural de Rio Claro), coordenador da CT-Rural; e Adriana Sacioto (APTA/SAA). A apresentação sobre a formação do GT-Análise de Empreendimentos e sobre a seleção de empreendimentos de 2023, especificamente em relação às ações de Saneamento Rural, foi realizada pela equipe da Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ.
Na reunião houve também uma palestra sobre “Simbiose” entre Sociedade Civil e Poder Público para o manejo do fogo em uma área prioritária para a conservação da natureza: o caso do município de Atibaia. A apresentação foi feita por Vinícius Gaburro de Zorzi, da TNC (The Nature Conservancy Brasil) e voluntário na Simbiose, uma ONG de prevenção e combate à incêndios.
Zorzi iniciou com um levantamento sobre monitoramento de incêndios ocorridos na região das Bacias PCJ, o que gerou um debate entre os participantes sobre prevenção e combate à incêndios. Como a conexão do palestrante caiu logo no começo da apresentação, a palestra deverá ser remarcada para a próxima reunião.
Os membros da CT-Rural ainda puderam assistir uma apresentação sobre o Programa Nacional de Agricultura Irrigada “IRRIGA + BRASIL”, feita por Denis Herisson da Silva, da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da SAA/SP (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
No encontro, também foram definidas a agenda das reuniões presenciais em 2022 e 2023. A próxima será a 150ª Reunião Ordinária, no dia 25 de novembro deste ano, no auditório do Museu da Água, em Indaiatuba (SP). Em 2023, haverá duas reuniões presenciais: no dia 26 de maio, em Rio Claro (SP) e no dia 24 de novembro, em Charqueada (SP).