| ÚLTIMAS

GT-Integração debate implementação do Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ

Orçamento das Câmaras Técnicas e reuniões presenciais de 2023 também foram discutidos

22 de setembro de 2022

O acompanhamento da implementação de Iniciativas Estratégicas previstas no Planejamento Estratégico dos Comitês PCJ foi um dos principais assuntos discutidos durante a 8ª Reunião do GT-Integração de Ações das Câmaras Técnicas (GT-Integração) dos Comitês PCJ. O encontro, por meio de videoconferência, ocorreu na manhã desta quinta-feira, dia 22 de setembro.

O Planejamento Estratégico é formado por três perspectivas. Dentro de cada perspectiva há dois a três temas. Dentro de cada tema, há dois ou três objetivos e dentro de cada objetivo há diversas iniciativas estratégicas que serão implementadas ao longo dos próximos anos, até 2025.

Quatro das seis câmaras técnicas anfitriãs (CT-OL, CT-EA, CT-RN e CT-PB), responsáveis por grupos de trabalho do Planejamento Estratégico, fizeram apresentações sobre como estão sendo as discussões dos trabalhos. “É mais um compartilhamento com as demais câmaras técnicas para a gente fazer alinhamentos na condução desse processo”, definiu o secretário-executivo do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL, André Navarro. “Nosso compromisso é discutir essas questões e dar encaminhamentos”, completou.

Na Perspectiva de Pessoas, Gestão e Governança, os temas são Atração e engajamento de instituições e capacitação dos participantes (Tema 1); Aperfeiçoamento da implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos (Tema 2); e Melhoria contínua do modelo de governança institucional (Tema 3).

Na Perspectiva de Organização, Estrutura e Processos Internos, os temas são Busca de atuação integrada entre as instâncias internas e articulada com demais atores dos sistemas de gerenciamento de recursos (Tema 4); Manutenção e aprimoramento da estrutura organizacional e do suporte ao seu funcionamento (Tema 5); e Processos internos bem definidos, transparentes e ajustados às normas e marcos regulatórios aplicáveis (Tema 6).

Na Perspectiva de Sociedade e Usuários, os temas são Envolvimento da sociedade na gestão dos recursos hídricos (Tema 7) e Promoção constante de diálogo e conciliação entre usuários de recursos hídricos (Tema 8).

Na reunião, os membros do GT-Integração também debateram sobre Orçamento das Câmaras Técnicas (CTs) para o exercício 2023; e a programação para as reuniões presenciais das CTs em 2023.  Quanto ao orçamento, a deliberação sobre o assunto deverá ser analisada na CT-PL de 4 de novembro e aprovada na Plenária de dezembro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support