| ÚLTIMAS

CT-PL e CT-PB realizam reunião extraordinária conjunta

Encontro serviu para apreciar três minutas de deliberação referentes ao PAP-PCJ, Relatório de Situação 2022 e PA/PI

2 de setembro de 2022

A atualização do Plano de Aplicação Plurianual das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PAP-PCJ) 2021-2025, para o período 2023 a 2025 foi um dos assuntos tratados na 11ª Reunião Extraordinária Conjunta das Câmaras Técnicas de Planejamento e do Plano de Bacias (CT-PL e CT-PB). O encontro ocorreu nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, por meio de videoconferência. Na ocasião, foi realizada também a 86ª Reunião Ordinária da CT-PL.

Quanto ao PAP-PCJ, a minuta de deliberação foi aprovada pelos membros dos Comitês PCJ. O documento traz ajustes necessários decorrentes de situações que ocorreram em 2021, principalmente em relação à regularização dos pagamentos da Sabesp e liberação de parcela do “incontroverso” em acordo entre ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), Sabesp e Agência das Bacias PCJ, relacionado ao pagamento da Cobrança Federal. O “incontroverso” é a parte que não foi contestada judicialmente. O saldo previsto é de cerca de R$ 53 milhões nos próximos três anos.

Diante da necessidade de adequação do PAP em razão da previsibilidade de novos recursos, André Navarro, secretário executivo do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL, considerou o momento muito importante. “Tivemos nos últimos anos um cenário de incertezas sobre o recebimento da cobrança dos valores da cobrança federal que eram devidos pela transposição do Sistema Cantareira. Naquele momento optou-se por adotar uma posição mais conservadora, e não prever essas receitas que, àquela época, ainda eram incertas. E em razão da liberação dos recursos que eram devidos, se fez necessária uma proposta de elaboração do PAP, especialmente para distribuição desses recursos para os anos de 2023 a 2025, agora na certeza dos recursos que serão recebidos”, afirmou.

O diretor presidente da Agência PCJ, Sergio Razera também comentou o ingresso financeiro e sua gestão. “Este é um assunto dos mais relevantes (a revisão do PAP), tendo em vista a atualização da situação com a Sabesp, nosso maior pagador e usuário. Felizmente, conseguimos contornar a situação e este é o momento dos Comitês dizerem onde aplicar os recursos. Agora, mais do que nunca, com base no contrato de gestão com a ANA, todas as ações previstas no PAP têm um acompanhamento de diversos segmentos da ANA – auditoria, gestão – quanto a efetiva contração, resultados que essas contratações estão ocasionando nos corpos d’água etc. Tudo deve ser feito, portanto, com muita parcimônia e responsabilidade. Saliento a grande quantidade de ações que terá que ser contratada e desenvolvida e que toda a Agência PCJ está muito empenhada para a implementação do Plano de Bacias e o PAP, bem como dos benefícios consequentes dessas ações”, disse.

Ivens de Oliveira, diretor administrativo e financeiro da Agência PCJ avaliou como ‘desafiadora’ a nova versão do PAP. “Fizemos uma avaliação muito detalhada do Plano de Bacias e suas prioridades. Essa nova versão do PAP fez com que nós tenhamos que prever os desembolsos para os próximos anos e consequentemente, a disponibilidade de recursos que temos em caixa. Certamente, nas futuras reuniões, discutiremos a adequação das metas do Contrato de Gestão no que se refere a desembolso, em virtude do novo cenário, visto que o ingresso expressivo de recursos impacta nos indicadores do contrato de gestão que até então haviam sido pactuados num cenário muito conservador e com menos recursos”, avaliou.

Na reunião conjunta, os participantes também aprovaram as minutas de deliberação que tratam do “Relatório de Situação dos Recursos Hídricos das Bacias PCJ 2022 – Ano Base 2021” e da atualização do Plano de Ação e Programa de Investimentos (PA/PI) para a gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ, para o quadriênio 2020 a 2023.

86ª CT-PL

Outros sete itens de pauta foram apreciados na 86ª Reunião Ordinária da CT-PL. Entre eles, a minuta de deliberação que indica empreendimento referente ao Edital Programa II – PSA (Programa de Serviços Ambientais). O empreendimento em questão é a contratação de uma Unidade Coordenadora de Execução no âmbito do Programa Produtor de Água no Cantareira (Piracaia-SP). O tomador é a prefeitura de Piracaia. O valor global é de R$ 306.856. 

O grupo também discutiu sobre o cronograma e regras para seleção de empreendimentos de Demanda Priorizada visando à indicação para obtenção de financiamento com recursos da Cobrança PCJ Paulista pelo uso dos recursos hídricos e da CFURH, referente ao orçamento de 2023.

Foi analisada Proposta de alterações no Estatuto do CBH-PCJ e no Regimento do PCJ FEDERAL, além do calendário, regras, edital com procedimentos eleitorais e criação de Comissão Eleitoral referentes ao processo eleitoral do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL, para o mandato 2023-2025.

No encontro, ainda foram debatidas as diretrizes para realização de reuniões presenciais dos Comitês PCJ e criado um Grupo de Trabalho para a elaboração de proposta de regulamentação para a distribuição de recursos financeiros na modalidade de financiamento reembolsável, o GT-Financiamento Reembolsável. O grupo deverá ser formado por Alexandre Vilella (Fiesp); Francisco Lahóz (Consórcio PCJ); Hugo Piffer (Assemae); Mateus Arantes (Prefeitura de Louveira); André Elia (Unica); Cecília de Barros Aranha (Inevat); Rodrigo Hajjar (Fórum das Américas); Raquel Metzner (IPSA-C); além das equipes da Agência das Bacias PCJ e da Secretaria Executiva dos Comitês PCJ.

Ao final da reunião, ainda foi apresentada uma proposta de encaminhamento conjunto (Consórcio PCJ, Comitês PCJ e ARES PCJ) do programa de investimentos do Plano das Bacias PCJ aos candidatos nestas eleições de 2022. O documento será analisado pelas diretorias dos Comitês PCJ.

Todas as minutas de deliberação aprovadas nas duas reuniões desta sexta-feira serão votadas na 26ª Reunião Extraordinária dos Comitês PCJ (CBH-PCJ, PCJ FEDERAL e CBH-PJ1), no dia 4 de outubro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support