Reunião teve também apresentação sobre a Estação Experimental de Tupi
16 de agosto de 2022
O apoio operacional da Agência das Bacias PCJ junto aos programas de Educação Ambiental da Política de EA e Plano das Bacias PCJ foi um dos itens de pauta da 113ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA). O encontro ocorreu nesta terça-feira, 16 de agosto, por meio de videoconferência.
O assunto foi apresentado pelo secretário-executivo do CBH-PCJ e PCJ FEDERAL, André Navarro e pela coordenadora de Gestão da Agência das Bacias PCJ, Kátia Gotardi. A reunião ainda contou com a participação do diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera. A Coordenação de Gestão está elaborando um Termo de Referência para contratar uma gerenciadora, que será responsável pela contratação de um conjunto de profissionais, entre eles um profissional da educação ambiental para atuar junto à CT-EA.
“Tomamos a decisão de ampliar um pouco a equipe da Kátia para poder atender condizentemente com os nossos desafios de implantar as ações de educação ambiental previstas no Plano de Bacias”, explicou Razera. “Estou de volta às minhas origens. A Educação ambiental foi meu ponto de partida na gestão de recursos hídricos, em 1997. Para mim vai ser uma alegria trabalhar com vocês”, comentou Kátia. “A ideia é que possa ter alguém para catalisar isso e que as ideias possam fluir. Esse é o nosso desejo da Secretaria Executiva. Estamos à disposição. Vai ser importante levar essa discussão para o GT-Política de Educação Ambiental, para elaborar diretrizes”, ressaltou Navarro. A proposta de inclusão orçamentária será votada na próxima reunião da Câmara Técnica de Planejamento (CT-PL), em 2 de setembro.
Razera ainda destacou que “nada substitui” os membros da CT-EA. “Precisamos continuar contando com vocês todos. Nossa função é colocar recursos nisso e executar as ações”, disse. “Muito grata ao olhar de vocês para isso. Eu não tenho dúvida de que uma coisa não substitui a outra. Cada um aqui tem a sua importância e seu papel. É um ganho para gente, um fortalecimento. Só tem a nos acrescentar”, reforçou a coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Floriano Vieira.
Outro item de pauta foi a apresentação e discussões sobre o programa de educação ambiental do empreendimento “Ampliação de atividade de extração de granito e saibro”, no município de Bragança Paulista (SP), sob responsabilidade da empresa Stone Building S/A Indústria e Comércio – Prominer Projetos Ltda. O projeto havia sido analisado pelo GT-Empreendimentos em 12 de julho de 2022.
Houve também a “apresentação do município anfitrião”, sobre aa Educação Ambiental na Estação Experimental de Tupi, em Piracicaba(SP), feita por Maria Luísa Palmieri, do IPA(Instituto de Pesquisas Ambientais). O local é utilizado como espaço educativo com várias atividades desenvolvidas com alunos, professores e comunidade em geral.
Os participantes ainda discutiram os locais e datas das reuniões presenciais da CT-EA em 2022 e 2023. A próxima reunião presencial será em 6 de dezembro no anfiteatro do Parque da Cidade, em Jundiaí (SP). Em 2023, haverá uma reunião presencial no dia 18 de abril, na Casa Mais Sustentável do Consórcio PCJ, em Americana, e outra no dia 15 de agosto, em Rio Claro (SP).
O grupo também debateu sobre o fortalecimento da participação da CT-EA em outras CTs (CT-RN/CT-Rural) e aprovou um novo membro: a ÚNICA (União da Indústria da Cana de Açúcar, que tem como representante Bartira Elia.