Nome escolhido é do engenheiro civil Mateus Arantes, da Prefeitura de Louveira
11 de agosto de 2022
A Câmara Técnica de Saneamento dos Comitês PCJ elegeu seu novo coordenador nesta quinta-feira, dia 11 de agosto. O nome escolhido por unanimidade é do engenheiro civil Mateus Arantes, da Prefeitura de Louveira. Ele assumiu o lugar de Ariella Montebello, que teve que se desligar por motivos profissionais. O ecólogo e engenheiro ambiental Luís Eduardo Gregolin Grisotto (ABES-SP) continua sendo o coordenador adjunto. A eleição ocorreu durante a 109ª Reunião Ordinária da CT-SA, por meio de videoconferência.
“Desde que recebi o convite, fui procurar entender um pouco mais sobre como poderia contribuir. Uma das coisas é ajudar a implementar o Plano das Bacias PCJ, para que todos os municípios possam atingir as metas estabelecidas pelo Plano. Esse será nosso objetivo principal. Conto com o apoio de todos”, comentou Arantes. “Acredito que o Mateus conseguirá coordenar a CT-AS com toda a técnica e capacidade que a Ariella também conseguiu. Que seja um período de muitas realizações. Parabéns! Satisfação muito grande estar ao seu lado”, declarou Grisotto.
No encontro, os participantes também debateram sobre uma proposta de evento da CT-SA: Workshop e Visita Técnica sobre Reuso, Remoção de Nutrientes e Resíduos Sólidos. O Workshop deve ser realizado no dia 20 de outubro, com três palestras das 9h ao meio-dia, via Google Meet. A visita técnica está programada para o dia 21 de outubro, na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Boa Vista e na Usina Verde de Compostagem, em Campinas.
Os membros da Câmara Técnica também discutiram sobre modelos de Termos de Referência (TRs) para “Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico” e para “Revisão do Plano Diretor para o combate de perdas no sistema de abastecimento público de água”. A apresentação foi realizada pela equipe da Coordenação de Projetos da Agência das Bacias PCJ, representada pela coordenadora Elaine Franco de Campos e pelas analistas técnicas Livia Modolo e Karla Romão, além de Anderson Assis e Thiago Furlan Penatti, da gerenciadora Novaes. Os modelos de TRs estão sendo elaborados pela Agência das Bacias PCJ. Os membros da CT-SA poderão contribuir com sugestões de adequação.
Na reunião, foi aprovada também uma mudança no cronograma do processo de análise de empreendimentos do Edital de 2023. Até então, após as reuniões do GT (Grupo Técnico) para análise dos pleitos, essas análises ainda tinham que ser apreciadas na reunião da CT-AS, para depois haver a divulgação dos resultados para a continuidade do processo de seleção. A proposta é que essa divulgação dos resultados ocorra após as reuniões do GT e que a CT-SA referende as análises depois dessa divulgação.
Ainda foram discutidos os locais e datas das reuniões presenciais da CT-AS. No dia 1º de dezembro de 2022, a 111ª Reunião Ordinária será no Museu da Água, em Indaiatuba. No primeiro semestre, a reunião presencial será no dia 22 de junho, na Prefeitura de Limeira (SP). No segundo semestre, a reunião presencial será em 14 de dezembro, em local a ser definido.