No encontro, grupo também discutiu realização de “reunião ampliada” em outubro
08 de agosto de 2022
Três ações,- duas na área de Educação Ambiental e outra na área dos Planos Municipais de Mata Atlântica e Cerrado-, foram os principais assuntos debatidos durante a 31ª Reunião do Grupo de Trabalho Rede de Áreas Protegidas (CT-RN, EA e Rural). O encontro ocorreu por meio de videoconferência nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, e foi comandado pelo coordenador do GT, Cristiano Krepsky.
Na ocasião, o coordenador da Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Recursos Naturais, João Demarchi, falou sobre os encaminhamentos de uma reunião de alinhamento entre a Agência das Bacias PCJ e a coordenação da CT-RN, realizada no dia 20 de julho.
“A reunião foi extremamente positiva”, destacou Demarchi. Na pauta estavam três ações na área do GT-Rede de Áreas Protegidas. Uma delas é contratação e capacitação do PMMA/Cerrado, projeto gerenciado pela Assessoria Ambiental da Agência das Bacias PCJ. A abertura do processo licitatório deve ocorrer neste mês de agosto, com conclusão prevista para outubro. Depois isso, haverá abertura de prazo para inscrições dos municípios.
Outro assunto foi a contratação dos processos formativos de Educação Ambiental e Áreas Protegidas, que está sob a responsabilidade da Coordenação de Gestão e Diretoria da Agência das Bacias PCJ. O objetivo é integrar os gestores de unidades de conservação em uma rede. Serão realizadas reuniões com membros do GT-Rede de Áreas Protegidas e representantes da Agência PCJ para tratar o assunto nas próximas semanas.
O terceiro assunto foram os preparativos em relação à cartilha em PDF com fotos, ilustrações e informações sobre cada uma das áreas protegidas localizadas nas Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). O material de Educação Ambiental está sendo produzido em parceria com a Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ e com o apoio da Assessoria Ambiental. Demarchi apresentou algumas páginas diagramadas e explicou as próximas providências que terão que ser tomadas. “A ideia é encaminhar para editoração em outubro. Queremos dar continuidade nessa cartilha o mais rápido possível”, comentou.
No encontro desta segunda-feira, 8 de agosto, o grupo também debateu sobre uma “reunião ampliada” que realizará no dia 10 de outubro a partir das 14h, com o tema “Planos Municipais da Mata Atlântica e Cerrado nas Bacias PCJ”. O objetivo, segundo Krepsky, é promover a troca de experiência entre os municípios e os Comitês PCJ. A reunião deverá contar com apresentações de representantes de Campinas, Jaguariúna, Itatiba e Americana.