| ÚLTIMAS

GT-Áreas Protegidas discute ações nas áreas de Educação Ambiental e PMMA

No encontro, grupo também discutiu realização de “reunião ampliada” em outubro

08 de agosto de 2022

Três ações,- duas na área de Educação Ambiental e outra na área dos Planos Municipais de Mata Atlântica e Cerrado-, foram os principais assuntos debatidos durante a 31ª Reunião do Grupo de Trabalho Rede de Áreas Protegidas (CT-RN, EA e Rural). O encontro ocorreu por meio de videoconferência nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, e foi comandado pelo coordenador do GT, Cristiano Krepsky.

Na ocasião, o coordenador da Câmara Técnica de Conservação e Proteção dos Recursos Naturais, João Demarchi, falou sobre os encaminhamentos de uma reunião de alinhamento entre a Agência das Bacias PCJ e a coordenação da CT-RN, realizada no dia 20 de julho.

“A reunião foi extremamente positiva”, destacou Demarchi. Na pauta estavam três ações na área do GT-Rede de Áreas Protegidas. Uma delas é contratação e capacitação do PMMA/Cerrado, projeto gerenciado pela Assessoria Ambiental da Agência das Bacias PCJ. A abertura do processo licitatório deve ocorrer neste mês de agosto, com conclusão prevista para outubro. Depois isso, haverá abertura de prazo para inscrições dos municípios.

Outro assunto foi a contratação dos processos formativos de Educação Ambiental e Áreas Protegidas, que está sob a responsabilidade da Coordenação de Gestão e Diretoria da Agência das Bacias PCJ. O objetivo é integrar os gestores de unidades de conservação em uma rede. Serão realizadas reuniões com membros do GT-Rede de Áreas Protegidas e representantes da Agência PCJ para tratar o assunto nas próximas semanas.

O terceiro assunto foram os preparativos em relação à cartilha em PDF com fotos, ilustrações e informações sobre cada uma das áreas protegidas localizadas nas Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). O material de Educação Ambiental está sendo produzido em parceria com a Assessoria de Comunicação da Agência das Bacias PCJ e com o apoio da Assessoria Ambiental. Demarchi apresentou algumas páginas diagramadas e explicou as próximas providências que terão que ser tomadas. “A ideia é encaminhar para editoração em outubro. Queremos dar continuidade nessa cartilha o mais rápido possível”, comentou.

No encontro desta segunda-feira, 8 de agosto, o grupo também debateu sobre uma “reunião ampliada” que realizará no dia 10 de outubro a partir das 14h, com o tema “Planos Municipais da Mata Atlântica e Cerrado nas Bacias PCJ”. O objetivo, segundo Krepsky, é promover a troca de experiência entre os municípios e os Comitês PCJ. A reunião deverá contar com apresentações de representantes de Campinas, Jaguariúna, Itatiba e Americana.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support